Indices ampliam perdas com ameaça de tarifa de 200% sobre bebidas alcoólicas de Trump

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 13 de março de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos ampliaram as perdas registradas mais cedo, com as ameaças do presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, de taxar em 200% as importações de bebidas alcoólicas da União Europeiam, comovinhos e espumantes.

“A União Europeia, uma das autoridades fiscais e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo,que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de impor umatarifa desagradável de 50% sobre o whisky. Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUAem breve aplicarão uma tarifa de 200% sobre todos os VINHOS, CHAMPANHES e PRODUTOS ALCOÓLICOSvindos da França e de outros países representados pela UE. Isso será ótimo para os negócios devinho e champanhe nos EUA”, disse Trump em uma publicação na sua rede social Truth Social.

Essas guerras tarifárias estão se intensificando antes de diminuírem. Isso só aumenta aimprevisibilidade e a incerteza, e isso é negativo para as ações, obviamente, disse JedEllerbroek, gerente de portfólio da Argent Capital Management.

Falando sobre o impacto das tarifas no mercado, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, disseem uma entrevista que não estava preocupado com a volatilidade recente de Wall Street e que uma”desintoxicação” econômica não precisa ser uma recessão.

“Os comentários de Bessent estão basicamente dizendo a você… que há um plano e ele não étão aleatório quanto parece. Mas o mercado não sabe qual será a política exata”, disse ThomasHayes, presidente da Great Hill Capital LLC.

Nem o índice de preços ao produtor (PPI, da sigla em inglês), divulgado mais cedo, e que foimenor que o esperado, melhorou o humor do mercado. Os pedidos de seguro-desemprego, publicado nomesmo horário, também vieram menores que o previsto.

“Não há inflação nas fábricas nem demissões preocupantes, então não há nada que possadesacelerar o avanço da economia por enquanto”, disse Christopher Rupkey, economista-chefe daFWDBONDS.

“No entanto, os cortes radicais e repentinos em gastos e pessoal em Washington podemeventualmente se espalhar para o resto da economia privada nos próximos meses e já criaramincerteza suficiente para os CEOs das empresas, o que pode potencialmente interromper o progresso daeconomia a partir do segundo trimestre”, continua.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos por volta de14h47 (de Brasília):

Dow Jones: -1,64%, 40.676,07 pontosNasdaq 100: -2,26%, 17.249,8 pontosS&P 500: -1,59%, 5.510,32 pontos

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo