[AGÊNCIA DC NEWS]. O andamento das organizações sociais, ao decorrer da história, sempre foi marcado por pontos de inflexão capazes de dividir períodos em eras. Das grandes navegações à revolução industrial, algumas viradas de chave mudam para sempre o curso da história. E o mundo parece atravessar mais um destes períodos. A entrada da inteligência artificial no contexto social, econômico e cultural tem transformado a forma como se dão as relações humanas e muito possivelmente vão pautar boa parte das decisões tomadas daqui em diante.
Assim como não era possível negar que havia mais terras do outro lado do oceano atlântico, ou que o motor à vapor era capaz de triplicar a produção de um determinado item, ignorar o uso de IA, neste momento, é se abster do curso inevitável da história. Em um mercado capaz de incrementar em até US$ 7 trilhões o PIB global em 10 anos, como revelou a Goldman Sachs, uma pesquisa da HostGator é um alerta para o Brasil: 72,5% das Pequenas e Médias Empresas por aqui desconhecem ferramentas de IA capazes de melhorar seus negócios.
O levantamento, divulgado no final de 2024 usa como base o provedor de hospedagem da HostGator, que soma mais de dois milhões de sites pelo mundo e há 15 anos também opera no Brasil. E ainda que o levantamento aponte essa defasagem, ele relata que 68,34% dos empresários acreditam que a tecnologia tem potencial de influenciar no crescimento e na competitividade de seus negócios. Outros 19,5% disseram que a IA vai gerar maior eficiência operacional, porém sem impacto direto no crescimento. A principal barreira para a adoção da IA, conforme o estudo, é o custo elevado para implementação (41,5%).
Para Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e consultor e conselheiro de diversas empresas, o risco de não aderir a tecnologia é a perda de competitividade e relevância. “Quanto ao custo, depende da ambição da empresa e o quanto ela esteja disposta a proteger seus dados”, afirmou. “Porque, em última análise, o custo disso é quase zero se forem usados modelos abertos.” Segundo ele há muita opção de ferramenta gratuita disponível e há uma desinformação generalizada entre os empresários sobre valores e custos para adoção de ferramentas simples, mas eficientes, para solucionar problemas dentro das empresas.
A HostGator revela ainda haver dificuldade por parte do empresário em compreender como usar a inteligência artificial. De acordo com o Sebrae, 4,15 milhões de pequenos negócios foram abertos em 2024, 10% a mais que no ano anterior, e muitos deles, nascidos pela necessidade, muitas vezes não possuem uma estrutura de tecnologia capaz de fazer uma leitura precisa sobre potencial de uso de IA. A capacitação deste empreendedor para as novidades do universo da tecnologia, em especial da IA, foi elencada como prioridade para o Sebrae em 2025, já que elas represenam 27% do PIB brasileiro e é responsável por 7 em cada 10 empregos formais no Brasil.
Sobre a confiabilidade da ferramenta, a pesquisa da HostGator, que consultou 800 pessoas, revelou que 91,63% dos empreendedores consultados confiam na IA, e as principais áreas de aplicação dessa tecnologia são marketing digital, atendimento ao cliente, vendas, finanças e gestão de pessoas. E, em um futuro próximo, a inteligência artificial está no radar dos empreendedores: 26,73% , ao passo que 11,86% não têm interesse (ou não conhecem) a tecnologia.