[AGÊNCIA DC NEWS]. Com 60 milhões de usuários cadastrados no Brasil, a rede social chinesa Kwai tem olhado com atenção para o mercado brasileiro. Desde 2019 já foram investidos R$ 7 bilhões para expansão da plataforma, e o plano é dobrar a operação de vendas dentro do aplicativo ainda em 2025. E tal decisão foi estratégica. Reside aqui o maior mercado da empresa fora de sua terra natal e, segundo o VP global e head de Plataformas, Ricky Xu, o plano é aproveitar uma mudança global do comportamento do usuário. “A fusão entre comércio e entretenimento é o futuro do e-commerce”, disse ele, em entrevista exclusiva à Agência DC NEWS.
Para converter grandes números de acessos em fontes de receita ainda maiores, a empresa lançou em outubro do ano passado o Kwai Shop, uma ferramenta que permite a realização de compras dentro da própria plataforma. E os resultados já começaram a ser sentidos. “Vimos a margem de lucro aumentar em cerca de 40%”, disse. Comparado ao início do ano passado, quando a plataforma de compras operava em fase beta, os pedidos aumentaram em cerca de 900% no Brasil. As conversões de vendas dentro da plataforma também foram mapeadas pela consultoria Opinion Box, que revelou dados surpreendentes. Hoje o Kwai concorre diretamente com o TikTok, outra plataforma chinesa também voltada para o consumo de vídeos verticais e curtos.
Apesar de a irmã ter muitos mais usuários, cerca de 98,6 milhões em fevereiro deste ano, a conversão de vendas do Kwai é superior. Em 2024, 41% dos usuários do Kwai afirmaram já ter realizado alguma compra atrelada à conteúdos que consumiu na plataforma, número que cai para 36% quando avaliado os usuários do Tik Tok. Nesta mesma linha, 45% dos brasileiros que usam o Kwai seguem ao menos uma marca em seu perfil pessoal. No Tik Tok, esta proporção cai para 41%. Munidos do apetite do brasileiro por redes sociais e um investimento bilionário na operação, o próximo passo, segundo Ricky Xu é reforçar a oferta de produtos na plataforma, além de aprimorar a estrutura e o custo logístico. Confira a entrevista.
AGÊNCIA DC NEWS – Desde a chegada ao Brasil, o país se tornou importante para o resultado global da empresa?
Ricky Xu – Sim, e a Kuaishou [holding que administra o Kwai] não tem poupado esforços para expandir no país. De 2019 para cá, quando desembarcamos em terras brasileiras, estabelecemos um plano de investimentos que aplicou R$7 bilhões no mercado nacional.
AGÊNCIA DC NEWS – Depois da consolidação como rede social, vocês iniciaram o Kwai Shop, como foi a aceitação por aqui?
Ricky Xu – Desde o lançamento, o sucesso da plataforma tem se destacado, entre outros fatores, pelo crescimento expressivo no volume de compras e no engajamento de consumidores e vendedores.
AGÊNCIA DC NEWS – Isso tem a ver com o fato dos brasileiros passarem mais tempo em redes sociais?
Ricky Xu – Sim, o brasileiro já tem o hábito de consumir conteúdos em vídeo, e a possibilidade de comprar diretamente dessas interações torna a experiência ainda mais natural e dinâmica. O Kwai Shop aproveita essa tendência ao oferecer uma experiência fluida, em que entretenimento e comércio se encontram de forma natural, impulsionando a adesão tanto de compradores quanto de vendedores.
AGÊNCIA DC NEWS – O consumidor está maduro o suficiente para comprar via esse tipo de plataforma?
Ricky Xu – O consumidor brasileiro está cada vez mais digital e já apresenta maturidade para adotar novas formas de compra dentro da plataforma. Dados do mercado mostram que as redes sociais são uma ferramenta essencial para pequenos e médios negócios, e o Kwai Shop vai além ao integrar conteúdo, engajamento e transações em um só ambiente.
AGÊNCIA DC NEWS – E como isso se refletiu em resultados?
Riky Xu – O crescimento de 1.300% nas ordens diárias de compra em 2024 reflete essa mudança de comportamento. As pessoas buscam praticidade, confiança e uma experiência de compra fluida. Ao permitir que os usuários descubram produtos por meio de vídeos curtos e realizem a compra sem sair do app, o Kwai Shop atende a essa demanda e fortalece a conexão entre marcas e consumidores.
AGÊNCIA DC NEWS – Acha que o varejista já entendeu que a venda via plataformas como a de vocês é importante?
Ricky Xu – O varejo já compreendeu que a integração entre redes sociais e e-commerce é um caminho sem volta. Os consumidores buscam experiências de compra mais dinâmicas, interativas e convenientes, e plataformas como o Kwai Shop atendem a essa demanda.
AGÊNCIA DC NEWS – Mesmo com pouco tempo em território nacional, podemos considerar o Kwai Shop um case de sucesso?
Ricky Xu – Sem dúvidas. Esse modelo de compras e vendas está transformando a maneira como o consumidor descobre e adquire produtos. Inclusive, o brasileiro, por sua afinidade com redes sociais e interações digitais, tem impulsionado essa tendência. Ao integrar entretenimento e compras de forma prática e envolvente, o Kwai Shop está consolidando seu espaço no mercado e criando um modelo que tem o potencial de servir de referência para outros países.
AGÊNCIA DC NEWS – Desde o lançamento, o Kwai Shop já teve um crescimento expressivo?
Ricky Xu – Ao final de 2024, quando lançamos oficialmente o Kwai Shop, vimos a margem de lucro aumentar em cerca de 40% e permanecer em torno do ponto de equilíbrio esperado, além de ver os pedidos aumentarem em cerca de 900% em comparação com o início de 2024, quando estávamos operando em fase beta.
AGÊNCIA DC NEWS – E qual é o objetivo para 2025?
Ricky Xu – Para 2025, a meta de crescimento será aumentar em 100% o número de pedidos em nossa plataforma.
AGÊNCIA DC NEWS – Quais os focos com a plataforma para esse ano?
Ricky Xu – Neste momento, estamos focados em três passos para consolidar nossa plataforma de e-commerce entre os usuários do Kwai e os lojistas: aprimorar a estrutura e o custo logístico para que cada vez mais os brasileiros tenham acesso eficiente a suas compras; ampliar e diversificar a ofertas de produtos, aumentando nossa base de lojistas parceiros, entre eles pequenos empreendedores e marcas consolidadas; e seguir incentivando e aprimorando a qualidade da produção de vídeos que ajudem os lojistas a venderem mais, de forma didática.
AGÊNCIA DC NEWS – A experiência em live commerce foi determinante para elaborarem o Kwai Shop?
Ricky Xu – Foi um fator importante. Percebemos que os consumidores buscam uma experiência de compra mais interativa e dinâmica, e as transmissões ao vivo já vinham se consolidando como uma forma eficaz de conectar marcas, criadores e público. O Kwai Shop nasceu dessa tendência. Acreditamos a fusão entre entretenimento e comércio é o futuro do e-commerce, e estamos constantemente inovando para oferecer a melhor experiência aos nossos usuários.
AGÊNCIA DC NEWS – Quais tipos de produtos são vendidos na plataforma?
Ricky Xu – A plataforma de e-commerce Kwai Shop vende uma variedade de produtos, incluindo itens de beleza e cuidado pessoal, eletrônicos, utensílios para casa e cozinha e bens de consumo.
AGÊNCIA DC NEWS – Quais são os mais vendidos?
Ricky Xu – Atualmente, os itens mais vendidos na plataforma são principalmente eletrônicos, utensílios domésticos e maquiagens.
AGÊNCIA DC NEWS – Por que procuram mais por esses produtos?
Ricky Xu – Esses produtos são extremamente populares entre os consumidores brasileiros. Seja pela variedade dos itens ou pelos preços baixos e competitivos disponíveis em nossa plataforma.