Stix - joint venture de GPA e RD Saúde - deve entrar no varejo de itens para pets, alimentação e beleza

Uma image de notas de 20 reais
Eduardo Leonidas, CEO e fundador da Stix, vai investir em tecnologia para tornar a experiência do cliente mais assertiva
(Foto divulgação)
  • Para crescer este ano, a empresa quer se consolidar em novos setores para crescer acima da inflação este ano
  • Para melhorar a experiência do cliente, a Stix tem focado em ativação dos pontos também nas lojas físicas, ferramenta que começou a ser implementada ano passado
Por Victor Marques

[AGÊNCIA DC NEWS]. A Stix, ecossistema de programas de fidelidade criada a partir de uma joint venture do GPA (sócio majoritário) e a RD Saúde (Raia Drogasil), revelou em entrevista exclusiva à AGÊNCIA DC NEWS que superou a expectativa de faturamento do ano passado de R$ 500 milhões em 10%, alcançando R$ 550 milhões em 2024. Quem deu o recado foi o CEO e fundador da empresa, Eduardo Leonidas, que também afirmou que a empresa quer continuar a crescer em 2025 acima da inflação, que está a 5,06% no acumulado dos últimos 12 meses. Para obter esse crescimento, a empresa quer entrar no segmento pet e expandir com outros parceiros do varejo. “Estamos negociando com uma rede de pet center, uma de alimentação, uma de perfumaria e outra de beleza”, disse.

Leonidas explica que a empresa está em um momento de expansão da rede e, a partir disso, está prospectando empresas de diferentes segmentos como redes de pet center, do setor de alimentação, perfumaria e beleza. Entre os focos, o maior é no segmento pet. “A gente quer muito trazer um player do setor de pet center para estar conosco”, afirmou. No Brasil, as maiores do segmento são Petz e Cobasi. Para trazer esses novos parceiros, o CEO, aposta na interação com o sistema de pontos da Stix também nas lojas físicas, ferramenta lançada recentemente pela empresa. Com esse sistema é possível ter descontos e até pagar a compra toda com pontos nas lojas selecionadas de parceiros. “Isso gerou um sucesso enorme para a gente em termos de adesão”, afirmou. Segundo ele, a solução ajudou a empresa a obter uma taxa de expiração de pontos de 4%. “É uma das menores do mundo.”

Outro foco para 2025 será na tecnologia. Começa em melhorar a inteligência por trás da oferta para o cliente, que consiste em analisar o comportamento do consumidor, o momento e a região em que ele está. “Queremos que a oferta seja cada vez mais adequada à compra dele”, afirmou Leonidas. “Estamos engatinhando na sofisticação dessa desse algoritmo de oferta. Ele já é bom, mas quer queremos fazê-lo ainda mais inteligente.”

Escolhas do Editor

O segundo foco de investimento em tecnologia será na prevenção de fraude, de modo a garantir um valor positivo para o dono dos pontos e não para alguém que possa eventualmente estar se passando pelo consumidor. “Atualmente temos um produto de baixo atrito e de baixa fraude.” Para ele, o momento econômico de alta na Selic (em 14,25%) e inflação (a 5,06%) não deve atrapalhar nos planos de crescimento da empresa. “Temos uma curva inversa. Quando a economia aperta, o cliente quer mais valor e economia na compra. É exatamente o que entregamos”, afirmou.

Em fevereiro deste ano a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) notificou a rede de farmácias RaiaDrogasil, o programa de fidelidade Stix e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) sobre o processo de fiscalização do uso de dados pessoais sensíveis dos consumidores. As três instituições são investigadas desde maio de 2023. Com a investigação, a conclusão do órgão com relação à Stix foi de arquivamento do processo, “sem prejuízo de investigação posterior, caso surjam fatos novos”, informa o relatório.

ENTRADA DA SHELL – O ano de 2024 foi o da virada da Stix, com um crescimento acima de 80% em cima de 2023, quando faturou R$ 280 milhões. Segundo o executivo, o resultado se deu, em sua maioria, devido à entrada da Shell, multinacional petrolífera britânica e pela adoção dos clientes Livelo, empresa de fidelidade controlada pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil que entrou como parceira financeira para atração de clientes. Além desses, o ecossistema reúne Pão de Açúcar, Extra Mercado, Raia, Drogasil, Sodimac e C&A. Com a entrada dos dois novos varejistas, a Stix alcançou 11,3 milhões de clientes (90% ativos), representando um expressivo crescimento de 88% em relação ao final de 2023, conforme o relatório financeiro do GPA.

No documento, o GPA afirma que a estratégia atual da Stix foca no aumento do gasto médio e da frequência de compras dos clientes por meio da integração dos programas de fidelidade, proporcionando uma experiência mais conveniente para acumular e resgatar pontos. Em 2024, o volume de pontos acumulados cresceu 102% em relação a 2023, e os resgates de pontos avançaram 107% na comparação com o ano anterior. “Esse aumento foi impulsionado, sobretudo, pela implementação do PagStix Livelo, modelo que permite o pagamento direto no caixa com pontos Livelo.” A empresa registrou 96% dos resgates realizados na modalidade de pagamento direto no caixa.

Voltar ao topo