Projeção de alta do PIB dos EUA cai de 2,7% para 1,8% em 2025

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 22 de abril de 2025 – No World Economic Outlook (WEO) do Fundo MonetárioInternacional (FMI), divulgado hoje mais cedo, a entidade revisou para baixo a previsão decrescimento do PIB para 2025 dos Estados Unidos: de 2,7% foi para 1,8%. Para 2026, o crescimentotambém será menor: de 2,1% para 1,7%.

Essa revisão para baixo, segundo o WEO, é atribuída ao aumento da incerteza nas políticaseconômicas, às tensões comerciais e à perspectiva de uma demanda mais fraca, em razão de umcrescimento do consumo abaixo do esperado.

O FMI destaca a imposição de tarifas por parte dos EUA na mudança da economia global.Inicialmente, os mercados reagiram com relativa tranquilidade aos anúncios, mas a aplicação quaseuniversal de tarifas pelos Estados Unidos em 2 de abril desencadeou quedas históricas nosprincipais índices acionários e disparadas nos rendimentos dos títulos públicos. Esse movimentofoi seguido por uma recuperação parcial após a pausa e as novas isenções anunciadas a partir de9 de abril.

“Nos Estados Unidos, o ânimo de consumidores, empresas e investidores era otimista no iníciodo ano, mas recentemente assumiu um tom nitidamente mais pessimista, à medida que a incerteza seinstalou e novas tarifas foram anunciadas”, continua.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo