N5X inicia negociação em tela com toque de campainha na bolsa brasileira

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 24 de abril de 2025 – A N5X, nova bolsa brasileira de energia, iniciou na quarta-feira(23) as negociações em tela de compra e venda de energia no mercado livre entre participantesinstitucionais. A estreia do serviço foi marcada pelo toque de campainha na B3 e incluiu gigantesdo setor, como Auren, Casa dos Ventos, Eletrobras, Eneva, Hydro, Santander e Statkraft, entre asmais de 240 empresas cadastradas na plataforma N5X.

A N5X combina a expertise local em infraestrutura do mercado financeiro com a experiência do GrupoEEX no desenvolvimento bem-sucedido de mercados internacionais de energia. Ela opera em uma jointventure entre a brasileira L4 Venture Builder e a Nodal Brazil sediada nos Estados Unidos.

Dri Barbosa, CEO da N5X, diz que a negociação em tela coloca a plataforma N5X como uma soluçãocompleta de comercialização de energia, desenvolvida a partir da escuta ativa das necessidades dosetor, e é um passo importante no avanço do desenho do mercado de trading brasileiro. No anopassado, lançamos a etapa de formalização de negociações bilaterais por meio da Boleta N5X. Agora, avançamos para a etapa de negociação em que os participantes institucionais do mercadolivre podem configurar suas políticas de risco e negociar com as contrapartes diretamente na tela,completa a executiva.

Com a operação em tela na plataforma da N5X, os participantes institucionais do mercado decomercialização de energia podem cadastrar e gerenciar suas políticas de risco de contraparte comalerta integrado do sistema. Na tela N5X, é possível inserir, acompanhar e executar ordens decompra, respeitando as políticas de risco bilateral das partes. As negociações concluídas sãoautomaticamente direcionadas aos sistemas de controle de contrato dos participantes.

O projeto agrega a tecnologia e a expertise em mercados bilaterais do Grupo EEX, maior bolsa deenergia do mundo e acionista da N5X, com o capital da B3, por meio do fundo independente L4 VentureBuilder. O resultado é uma solução com governança neutra, plataforma estável e excelência naentrega e no atendimento.

É gratificante ver mais um lançamento da N5X com o objetivo de desenvolver o importante mercado denegociação de energia brasileiro. Temos recebido muito apoio de diferentes participantes queacreditam muito na importância de termos uma comercialização cada vez mais robusta e segura emnosso país. No futuro, fruto de um debate com reguladores, deveremos evoluir para uma solução comcontraparte central, mas vemos esse lançamento da tela como um passo intermediário fundamentalpara continuarmos gerando engajamento com todos os participantes desse mercado que só tende aevoluir ao longo dos próximos anos no Brasil, afirma Luiz Masagão Ribeiro Filho, vice-presidentede Produtos e Clientes da B3 e conselheiro observador da N5X.

“A negociação em tela pela N5X é um marco em nossa missão de construir mercados de commoditiesseguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo. Estamos empolgados em alavancar a tecnologiado Grupo EEX para a plataforma de negociação que foi customizada em parceria com os participantesdo mercado local”, afirma Peter Reitz, CEO do EEX.

Quem pode usar a plataforma da N5X

A N5X é uma plataforma de negociação de energia destinada a empresas participantes do mercado,incluindo grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras,habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercadolivre.

As empresas elegíveis devem se cadastrar por meio do site https://plataforma.n5x.com.br/, aceitaros termos de uso, a política de privacidade e o código de conduta, e serem aprovadas pela N5X combase nas informações fornecidas e na documentação comprobatória das condições.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo