Rússia defende que Brasil deveria ter assento permanente no Conselho de Segurança da entidade, diz Lavrov

Uma image de notas de 20 reais

São Paulo, 28 de abril de 2025 – A Rússia acredita que o Brasil é um candidato adequado paraum assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), declarou o ministro dasRelações Exteriores russo, Sergey Lavrov. As informações são da agência de notícias”Sputnik”.

“Consideramos que o Brasil, que conduz uma política externa independente e pode contribuirsignificativamente para a solução de problemas internacionais, é o candidato certo para um lugarpermanente no CSNU. Também apoiamos a candidatura da India, desde que a África também sejarepresentada no Conselho de Segurança”, afirmou Lavrov em entrevista ao jornal brasileiro O Globo.

O ministro acrescentou que Moscou se opõe fortemente à alocação de mais assentos parapaíses ocidentais e seus aliados. Em particular, a Rússia não está disposta a apoiar ascandidaturas da Alemanha e do Japão devido às suas políticas hostis em relação a Moscou.

Em setembro de 2024, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em discurso naONU que a ausência de representação permanente da América Latina e da África no CSNU é um “ecoinaceitável das práticas de dominação do passado colonial”.

Atualmente, os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU são China, França,Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo