São Paulo, 21 de maio de 2025 – Em um ambiente de consumo desafiador, pressionado por inflaçãopersistente, juros altos e câmbio instável, o consumidor brasileiro se adapta para manter oabastecimento de sua casa. A mais recente edição da pesquisa Full View 2025, realizada pelaNielsenIQ, revelou que quatro estratégias se consolidaram como resposta dominante à conjunturaeconômica atual: troca por categorias mais baratas, busca por novos produtos, priorização depreço em detrimento da marca e diversificação dos canais de compra.
O consumidor está mais pragmático. Ele não compra apenas por hábito, mas por valor percebido.Faz trocas, experimenta, compara e busca encaixar o orçamento com inteligência, afirma AlfredoCosta, presidente da NielsenIQ no Brasil.
A pesquisa, apresentada durante o evento Full View, em São Paulo, mostra que o consumidor estáajustando suas estratégias. Apesar de ampliar a presença em mais canais de abastecimento, eleestá reduzindo o número de visitas às lojas, controlando mais as compras por ocasião. Alémdisso, cresce o movimento de substituição de produtos por similares de menor valor, especialmenteentre itens básicos.
AS QUATRO ESTRATÉGIAS DO CONSUMIDOR
1- Troca por categorias mais baratas O movimento de substituição ocorre em todas as cestas e éuma das reações mais consistentes à alta dos preços. Segundo a NielsenIQ, 40% das categoriasperderam faturamento por substituição. Dessas, 74% foram trocadas por similares mais acessíveis,e 29% também registraram queda na penetração domiciliar.
2- Busca por novos produtos e marcas 26,7% dos consumidores consideram extremamente importante aintrodução de novas opções para produtos básicos; para complementares, a taxa é de 23,8%.
3- Preço acima da marca 62% dos lares priorizam o preço em detrimento da marca, e 57% afirmambuscar ativamente promoções como fator determinante de compra.
4- Diversificação de canais o consumidor brasileiro está usando múltiplos canais de formaestratégica. Destaque para o supermercados grandes e o Cash & Carry, que cresceram 10% e 19,7%,respectivamente.
E-COMMERCE E ATACAREJO SE DESTACAM
Nessa estratégia tanto o e-commerce quanto o Atacarejo se destacam como canais que contribuem com aestratégia do consumidor. Não por acaso o e-commerce foi o que mais cresceu proporcionalmente, comalta de 19,1% em comparação a 2023, se tornando uma opção de compra até para produtos básicos.
O canal Cash & Carry se consolida como protagonista no momento de decisão do consumidor. O númerode visitas cresceu 15,5%, ainda que a frequência geral de ida ao ponto de venda tenha permanecidoestável. Segundo a NielsenIQ, 67% desse crescimento vem de consumidores que já utilizavam o canal,agora com maior frequência, e 22% corresponde à migração de clientes de outros canais.
Mesmo com ritmo mais lento de abertura de novas lojas, o Cash & Carry apresentou crescimento real de12,5% no primeiro trimestre de 2025, metade proveniente de unidades já existentes o chamadocrescimento orgânico.
INFLAÇÃO DITA AS REGRAS
O levantamento mostra que 36% das categorias de FMCG (bens de consumo de giro rápido) cresceram emfaturamento majoritariamente por aumento de preço, e não por aumento de volume. Essa dinâmicalevou à desaceleração no consumo no primeiro trimestre de 2025, embora o faturamento total dosetor siga em expansão. O impacto da alta de preços é ainda mais significativo entre apopulação de baixa renda, observa Costa. 78% das categorias subiram de preço, e não há sinaisde desaceleração.
MarketTrack
Durante o evento, a NielsenIQ também anunciou o lançamento do MarketTrack, sua nova plataforma deinteligência de mercado, que unificará os dados de Retail Index e Scantrack em uma únicasolução com atualização semanal, independentemente do canal do pequeno varejo ao e-commerce.
Essa é a maior transformação da história da nossa estrutura de dados no Brasil. A partir de2026, teremos uma plataforma única, com granularidade regional, cruzando dados de varejo,comportamento do consumidor e previsão de tendências em um só lugar, destacou Alfredo Costa.
O MarketTrack permitirá ainda análises integradas com categorias correlatas, dados do painel deconsumidores, informações sobre decisão de compra no pequeno varejo e variáveis preditivas,oferecendo uma visão completa e estratégica do ecossistema de consumo no país.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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