[AGÊNCIA DC NEWS] Prestes a completar cinco anos de operação, a Fast4you, rede de franquias especializada em minimercados autônomos tem planos ambiciosos para o Brasil e para o mundo. Além de projetar faturamento de R$ 113 milhões este ano, atender 7 milhões de clientes e inciar seu processo de internacionalização com abertura de unidades nos Estados Unidos e Espanha, a empresa também investe em novos serviços. À AGÊNCIA DC NEWS a CEO da rede, Daiane Vanoni, anunciou a parceria com a Vox Epower, de carregamento coletivo para veículos elétricos em condomínios, e a Wali, de carros compartilhados digital e sem contato físico. O objetivo, de acordo com ela, é potencializar o ecossistema de inovação e praticidade para os clientes, indo além do tradicional “mercadinho”. “Os serviços podem ser solicitados dentro do nosso aplicativo. Vamos iniciar a instalação destes pontos”, disse.
O incremento no mix de serviços está alinhado aos próximos passos da franqueadora que, segundo Daiane, quer se diferenciar da concorrência iniciando a expansão internacional com foco nos Estados Unidos e Europa. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a marca inaugura as primeiras unidades fora do país ainda este ano, iniciando pela Flórida e Madrid, na Espanha. No plano global, a empresa projeta alcançar, em cinco anos, 1 mil unidades nos EUA e 100 na Espanha. As primeiras lojas têm estreia prevista para setembro de 2025. A expectativa é equalizar o número de operações entre Brasil e exterior.
“Vimos semelhanças entre estes mercados, por isso escolhemos esses dois lugares para a expansão internacional.” A CEO afirma que o maior diferencial competitivo da Fast4You é a experiência em varejo alimentar, aliada à tecnologia e atendimento ao cliente. “Vamos manter o nosso modelo de negócio, apenas com adaptações às leis locais”, afirmou. Atualmente, a franquia está presente em mais de 100 municípios, um avanço de 40% em comparação com 2024, com 60% das operações concentradas na região Sudeste.
A Fast4you opera mais de 650 unidades em condomínios residenciais, comerciais, empresas, clubes, lojas de rua e outros espaços. De acordo com a CEO, o modelo de negócio é 100% automatizado e sem necessidade de funcionários. As lojas oferecem conveniência 24 horas por dia, com um mix de mais de 1 mil produtos e sistema de pagamento via aplicativo. No primeiro trimestre de 2025, a empresa registrou aumento de 52% no número de operações ante mesmo período do ano anterior, superando a média mensal de faturamento de R$ 22 mil por unidade. Após encerrar 2024 com alta de 47% no número de lojas e 73% no faturamento. Este ano, a companhia projeta faturar R$ 113 milhões. A empresa, no entanto, não revela a variação percentual da cifra, na comparação com 2024.
SUBSTITUIÇÃO DE MARCAS – A CEO da Fast4You afirma que a franquia tem vivido a substituição de marcas concorrentes como destaques da expansão: 40% das novas unidades inauguradas em 2025 ocupam espaços anteriormente operados por outras redes. “Esse movimento evidencia a força da nossa marca no mercado e a atratividade do modelo de negócio para franqueados”, disse ela. A empresa, fundada por Daiane e seu marido Cristiano Vanoni em 2020, tem ainda como sócios Marcelo Oliveira, que comanda a formatação, expansão e gestão dos franqueados, financeiro e administrativo da franqueadora e Edu Guedes, apresentador de TV e chef de cozinha, que se juntou à empresa em 2024.
Com o time formado, segundo a executiva, a estratégia para os próximos meses é ampliar a rede para o segmento corporativo, que já apresenta crescimento de 60% no modelo voltado a empresas. “Temos dezenas de lojas operando em empresas. A rede tem expandido para novos canais, como clubes, academias e escolas.” Na rede Fast4You, 100% das lojas são franquias – a empresa decidiu não ter lojas próprias. O investimento inicial estimado é entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, com retorno em até 12 meses. O faturamento médio das lojas é de R$ 22 mil, com algumas ultrapassando R$ 250 mil. “Hoje, nossos clientes demoram, em média, um mês para finalizar o cadastramento nos condomínios”, afirmou a CEO.
A empresa aposta em um mix de produtos personalizado, ajustado ao perfil de consumo de cada condomínio, com liberdade para franqueados definirem a oferta. “Cada PDV tem uma pesquisa de consumo antes da abertura. Tem um mix padrão com base nas maiores vendas”, disse a CEO. O ponto de venda varia de 400 a 600 itens, mas pode ter até 1.500. As lojas variam de quatro metros quarados a 50 metros quadrados, com oferta de produtos como padaria, açougue e artigos diversos, conforme o espaço e fluxo de pessoas. “Os clientes também podem encomendar pelo aplicativo da loja, se a demanda for grande podemos incluir no mix.”
Sem um centro de distribuição único, a operação é descentralizada, e pode haver planos futuros de lançar uma marca própria. A expansão foca nas regiões Norte e Nordeste, com destaque para soluções de pagamento digitais como carteira virtual, totens e aplicativo. O modelo também inclui mecanismos de fidelização como promoções e cashbacks. O processo de franquia é automatizado, com checagem na Receita Federal para evitar consumo de produtos proibidos para menores de 18 anos nas lojas.
Em relações aos benefícios, a estratégia de vendas da Fast4You conta com o +Benefast, lançado em 2025. O programa tem mais de 1.200 parceiros e 5 milhões de clientes cadastrados. Lançado em março, o clube oferece descontos em áreas como educação, saúde, beleza e academias, se expandindo para condomínios, empresas e indústrias. A proposta inclui benefícios aos colaboradores, soluções práticas como alimentação no local e operação 24/7 em indústrias, além de parcerias educacionais integradas a plataformas. “O +Benefast visa agregar valor ao nosso modelo de negócio, proporcionando fidelização com nossa marca”, afirmou Daiane.
A CEO diz ainda que a presença dos mercados autônomos em condomínios tem gerado valorização dos imóveis. As perspectivas para 2025 da Fast4You é abrir uma nova loja por dia e consolidar sua expansão nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, intensificando sua presença no setor corporativo e em novos canais de consumo. A empresa também projeta atender 7 milhões de clientes nas lojas até o final do ano.