São Paulo, 15 de julho de 2025 – O PIB da China cresceu 5,2% no segundo trimestre em baseanual, e 1,1% em base trimestral, de acordo com o departamento de estatísticas do país. Aprevisão do mercado era de alta de 5,2% em base anual e de 1% em base trimestral.
Ainda segundo a institução, no primeiro semestre, o PIB chinês atingiu a marca de 66,053trilhões de iuanes (US$ 9,215 trilhões). “A característica mais marcante do primeiro semestre doano é a operação econômica ‘estável’. Da perspectiva dos quatro principais indicadoresmacroeconômicos, o crescimento econômico é estável e apresenta leve crescimento”, afirma ShengLaiyun, diretor adjunto do departamento de estatísticas do país.
“No médio prazo, o investimento governamental continuará sendo o principal motor docrescimento, até que a economia se reequilibre em direção ao consumo. Elevamos a projeção decrescimento do PIB para 2026 para 4,8% diante da melhora nas perspectivas”, afirmam analistas da ANZResearch.
“O PIB da China cresceu 5,2% em termos anuais no segundo trimestre de 2025. Esse resultado,divulgado pelo Departamento Nacional de Estatísticas da China, reflete o impulso das exportaçõese da produção industrial, que permanecem sólidos mesmo em meio a tensões comerciais com os EUA etarifas elevadas”, afirma Lynn Song, economista chefe para a Grande China da ING.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA