Inflação mantém Fomc em compasso de espera - AllianceBernstein

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 15 de julho de 2025 – Os dados mais recentes de inflação nos Estados Unidos devemmanter o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em uma postura cautelosa, segundoavaliação de Eric Winograd, economista da gestora AllianceBernstein. Em nota, ele afirma que aincerteza em torno de tarifas de importação continua pesando sobre as decisões de políticamonetária do banco central.

Apesar de uma leve desaceleração nos preços de abrigo – componente relevante do índice depreços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) – sinalizar que a tendência de uma inflação maisbranda segue vigente, Winograd alerta que alguns itens possivelmente impactados por tarifasapresentaram aceleração nos preços.

“De fato, se não fosse pela incerteza tarifária, acredito que o Fomc teria confiançasuficiente nesse caminho para já estar reduzindo as taxas”, escreveu o economista, referindo-se aoComitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), responsável pelas decisões de jurosnos EUA.

Enquanto não houver maior clareza sobre a política comercial, a tendência é de manutençãodo atual nível de juros. “A atual estagnação da política monetária provavelmente persistirá”,conclui Winograd.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo