Ações operam em alta com temporada de balanços, mas tensões tarifárias limitam ganhos

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações europeu operam emalta nesta quarta-feira, impulsionados por uma nova rodada de balanços corporativos positivos. Noentanto, o apetite por risco permanece contido em meio às incertezas provocadas por ameaçastarifárias dos Estados Unidos.

Em Londres, as ações da mineradora anglo-australiana Rio Tinto subiram após a companhiareportar a segunda maior produção trimestral de minério de ferro na Austrália desde 2018. Já aRichemont, controladora da marca de luxo Cartier, também registrou desempenho positivo aoapresentar vendas trimestrais acima do esperado – resultado impulsionado pela resiliência de suadivisão de joias, mesmo diante de um cenário desafiador para o setor de luxo.

Na contramão, papéis da Renault desabaram quase 18% na bolsa de Paris, após a montadorafrancesa reduzir suas metas financeiras para 2025, citando a crescente concorrência de marcaschinesas. A ASML, gigante de semicondutores, recuava cerca de 8% em Amsterdã depois de revisar parabaixo suas projeções de receita anual, alertando para possíveis impactos da ofensiva tarifárianorte-americana.

As tensões comerciais aumentaram após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçarno fim de semana impor tarifas de 30% sobre importações da União Europeia caso não seja fechadoum acordo comercial com o bloco até 1º de agosto.

No campo macroeconômico, o destaque ficou por conta da inflação no Reino Unido. O índice depreços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) anual acelerou para 3,6% em junho, acima dasexpectativas do mercado e ainda mais distante da meta de 2% do Banco da Inglaterra (BoE).

“A inflação de serviços está desconfortavelmente alta para o Banco da Inglaterra, mesmo quegrande parte dela seja impulsionada por categorias reguladas ou baseadas em dados defasados. Issosugere que o banco central será relutante em acelerar o ritmo de cortes de juros, embora os dadosde emprego desta quinta-feira sejam fundamentais. Se esses números piorarem ainda mais, osformuladores de política monetária terão pouca escolha a não ser agir mais rapidamente”, dizJames Smith, economista de mercados desenvolvidos do ING.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus às 9h52 (horário deBrasília):

FTSE-100 (Londres): +0,33%; 8.968,08 pontosDAX-30 (Frankfurt): +0,49%, 24.177,75 pontosCAC-40 (Paris): +0,07%, 7.771,73 pontosFTSE MIB (Milão): +0,37%; 40.066,4 pontosIBEX-35 (Madri): +0,61%, 13.959,50 pontosSMI-20 (Zurique): +0,40%; 11.949,39 pontosPSI-20 (Lisboa): +0,63%, 7.755,87 pontos

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo