Taxas de 30% dos EUA sobre produtos da UE podem causar prejuízo de 37,5 bi de euros para a Itália

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de julho de 2025 – A aplicação de tarifas de 30% pelos Estados Unidos sobreprodutos europeus pode causar um prejuízo de 37,5 bilhões de euros para a economia italiana,segundo Emanuele Orsini, presidente da Confindustria, a principal associação de industriais dopaís. Orsini destacou que, caso as tarifas fossem de 20%, a Itália ainda assim perderia cerca de27,6 bilhões de euros, ressaltando o impacto significativo dessas medidas sobre o setor industrialnacional. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

Além dos prejuízos diretos causados pelos novos tributos, Orsini alertou para os custosassociados à conversão cambial. Ele explicou que a desvalorização do dólar frente ao eurotambém coloca a Itália em desvantagem adicional, afirmando que “a desvalorização do dólar emrelação ao euro é a mais significativa do mundo, sendo de 13%, enquanto a média global é de2%”. Para Orsini, mesmo sem as tarifas adicionais, esse fator já funciona como uma tarifa indiretasobre os produtos italianos, e as previsões indicam uma possível piora no cenário, comdesvalorização podendo chegar a 20% caso o orçamento dos EUA seja aprovado.

Em 12 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou oficialmente a medida que impõetarifas de 30% sobre importações europeias a partir de 1º de agosto, mantendo as tarifas setoriaisjá vigentes. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a UniãoEuropeia continuará negociando com Washington, mas advertiu que o bloco está preparado para adotarmedidas de retaliação caso não haja acordo.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo