Negociação de CBIOs na B3 soma R$ 2,88 bilhões no primeiro semestre de 2025

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 16 de julho de 2025 – O volume financeiro das negociações de Créditos deDescarbonização (CBIOs) na B3, a bolsa do Brasil, alcançou R$ 2,88 bilhões nos seis primeirosmeses de 2025. No total, foram emitidos 21,37 milhões de CBIOs, representando mais de 21 milhõesde toneladas de dióxido de carbono (CO) equivalentes que deixaram de ser lançadas na atmosfera.

O resultado representa crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Os CBIOssão instrumentos criados pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) e podem seradquiridos tanto por distribuidoras de combustíveis como forma de cumprir metas legais quanto porinvestidores interessados em apoiar práticas sustentáveis.

O crescimento de 3% no volume de CBIOs nos primeiros meses de 2025 reforça esse mercado comoferramenta estratégica para a descarbonização da economia. A B3, ao facilitar a negociaçãodesses ativos, não apenas cumpre seu papel de impulsionar o desenvolvimento sustentável, mastambém demonstra como mecanismos de mercado podem ser aliados efetivos na transição energética,afirma Leonardo Betanho, superintendente de Produtos da B3.

Cada CBIO equivale à mitigação de uma tonelada de gases de efeito estufa, por meio do uso debiocombustíveis certificados em substituição aos combustíveis fósseis.

Lançado em 2017, o RenovaBio busca incentivar a redução da pegada de carbono do setor detransportes no Brasil por meio de mecanismos de mercado. A B3 atua como plataforma oficial deregistro e negociação desses ativos ambientais.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo