São Paulo, 17 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo positivo, à medida que Wall Street analisava uma nova onda deresultados corporativos, enquanto acompanhava a campanha do presidente Donald Trump para destituir opresidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
O S&P 500 e o Nasdaq estavam prestes a fechar em novas máximas históricas, em meio a uma série decatalisadores: balanços corporativos, dados econômicos, tarifas de Trump e o descontentamento dopresidente com a postura do Fed sobre os juros.
As vendas no varejo se recuperaram em junho, indicando que as tarifas de Trump ainda não estãoafetando significativamente os hábitos de consumo. Esse dado é mais um retrato da saúde doconsumidor norte-americano – que, segundo grandes bancos nesta temporada de balanços, parece estarindo bem.
Também na manhã de hoje, dados do Departamento do Trabalho mostraram que foram registradas 221 milsolicitações iniciais de seguro-desemprego na semana encerrada em 12 de julho. Após um aumento emmaio, os pedidos semanais agora estão em seu nível mais baixo em três meses.
No campo dos lucros, a TSMC divulgou um lucro trimestral recorde, impulsionado por uma demanda cadavez maior por inteligência artificial (IA). As ações da fornecedora da Nvidia dispararam, puxandojunto os papéis de outras fabricantes de chips.
A PepsiCo surpreendeu com alta na receita e reduziu sua projeção de queda no lucro para 2025.
Após o fechamento do mercado, é a vez da Netflix ficar em destaque, ao dar início à temporada debalanços das big techs. As ações da gigante do streaming acumulam forte alta no ano.
Por ora, ficaram em segundo plano as ameaças renovadas de Trump de tentar demitir Powell, quechegaram a provocar uma breve onda de vendas nas bolsas na quarta-feira. Embora o presidente tenhadito que não está planejando fazer isso, ele já passou meses criticando Powell e o Fed por suafalta de disposição em cortar os juros.
As apostas dos investidores sugerem que Trump provavelmente continuará frustrado após a reuniãodo Fed dentro de duas semanas, já que quase 100% dos traders esperam manutenção da taxa atual, emmeio a sinais mistos sobre a inflação.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices futuros de ações dos Estados Unidospor volta de 16h32 (de Brasília):
Dow Jones: +0,58%, 44.513,56 pontos
Nasdaq 100: +0,85%, 20.907,41 pontos
S&P 500: +0,62%, 6.302,34 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2025 – Grupo CMA