São Paulo, 21 de julho de 2025 – O Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional deTransportes Terrestres (ANTT), oficializou nesta sexta-feira (18) a assinatura do contrato deconcessão do Sistema Rodoviário BR-364/RO. O projeto será executado pela Concessionária deRodovia Nova 364 S.A., formada pelo consórcio 4UM/Opportunity, vencedor do leilão realizado emfevereiro deste ano. O contrato prevê investimento de R$ 10,23 bilhões ao longo de 30 anos,destinados à operação, manutenção e modernização dos 686,7 quilômetros da rodovia.
Esta é a primeira concessão federal de rodovia em Rondônia. O trecho concedido liga Porto Velho aVilhena, na divisa com o Mato Grosso, e é considerado estratégico para o escoamento da produçãoagropecuária, a integração regional e a segurança viária.
Os investimentos incluem obras de duplicação, implantação de terceiras faixas, vias marginais,passarelas, acessos a portos, além de serviços de conservação e apoio ao usuário. Estãoprevistas:
107,5 quilômetros de duplicações190,5 quilômetros de faixas adicionais17,8 quilômetros de vias marginais24 passarelas90 pontos de ônibus24 passagens de fauna
Início imediato das obras
Com a assinatura do contrato, a concessionária está autorizada a iniciar imediatamente as obrasprevistas no Programa de Exploração da Rodovia (PER). A tarifa de pedágio foi fixada em R$ 0,19por quilômetro, com desconto de 5% sobre a Tarifa Básica, e começará a ser aplicada conforme ocumprimento dos critérios de segurança e conforto definidos pela ANTT.
Antes da formalização contratual, o Ministério dos Transportes e a ANTT autorizaram o acessoantecipado da concessionária para a execução de serviços emergenciais, como as intervenções naponte sobre o rio Candeias, assegurando condições adequadas de tráfego aos usuários desde oinício do processo.
Os estudos técnicos que embasaram a concessão foram conduzidos pelo Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com aval do Ministério dos Transportes. O projetopassou por audiência pública e foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), garantindoampla transparência, participação da sociedade e conformidade com os parâmetros regulatórios.
Conectividade e desenvolvimento
A BR-364/RO é peça-chave para a logística regional, conectando portos e corredores dos estados deRondônia, Amapá, Amazonas, Pará e Maranhão. Além de fomentar o desenvolvimento econômico, arodovia integra o Norte ao restante do país, servindo como principal rota terrestre para o Acre e oAmazonas.
As informações partem do Ministério dos Transportes.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
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