São Paulo, 21 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo misto, com o S&P atingindo pela primeira vez a marca de 6.300pontos, impulsionado pelo otimismo com a temporada de balanços, que ofuscou os temores dosinvestidores sobre os últimos desdobramentos comerciais.
Isso ocorre enquanto a temporada de balanços tem um início promissor. As ações da Verizonsubiram 4% após divulgarem resultados do segundo trimestre acima do esperado, gerando expectativade que outros relatórios também venham fortes. A Verizon se junta a outras 62 empresas do S&P 500que já divulgaram resultados. Destas, mais de 85% superaram as expectativas, segundo dados daFactSet. De acordo com o Bank of America, os lucros do segundo trimestre apontam para um crescimentode 5% em relação ao ano anterior após a primeira semana de divulgações.
A Alphabet foi destaque na sessão, com alta superior a 2% antes da divulgação de seus resultadostrimestrais nesta quarta-feira, após o fechamento do mercado. A empresa, assim como a Tesla aprimeira das Sete Magníficas a divulgar resultados , pode impulsionar os principais índices casosupere as estimativas. As ações da montadora de veículos elétricos encerraram a sessão com levequeda.
As megaempresas de tecnologia devem ser as principais responsáveis pelo crescimento dos lucrosnesta temporada de balanços. Segundo John Butters, da FactSet, o grupo das Sete Magníficas deveapresentar crescimento de 14% nos lucros no segundo trimestre, em comparação com um crescimento deapenas 3,4% projetado para as outras 493 empresas do S&P 500.
Apesar da atenção voltada aos lucros, os investidores também observaram os desdobramentoscomerciais. No domingo, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, reafirmou o prazo finalde 1º de agosto para que os países comecem a pagar tarifas, embora tenha acrescentado que nadaimpede os países de continuarem conversando conosco após 1º de agosto.
Raramente alguém se machuca ao cair de uma janela do porão. Com expectativas tão baixas para oslucros, acho que o resultado final será melhor do que o esperado, disse Sam Stovall,estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research, à CNBC. Isso também é encorajador para omercado.
De forma mais ampla, Stovall destacou que o mercado está fazendo o que normalmente faz, revelandoque, em média, avança cerca de 10% após recuperar todas as perdas de uma correção de até 20%.Com isso, ele acredita que o S&P 500 pode chegar a 6.600 pontos antes de entrar em uma nova queda, oque representa uma valorização potencial de cerca de 4,7% a partir do fechamento destasegunda-feira.
Grande parte do pessimismo geralmente é eliminado durante essas correções, e agora estamos vendoartigos sugerindo que talvez a economia não esteja tão ruim quanto pensávamos, a confiança doconsumidor está se recuperando e a inflação não tem sido tão afetada pelas tarifas, acrescentouStovall.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,04%, 44.323,07 pontos
Nasdaq 100: +0,38%, 20.974,17 pontos
S&P 500: -0,01%, 6.305,60 pontos
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA