Futuros caem com aproximação do prazo para tarifas

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA

São Paulo, 22 de julho de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em quedano início da tarde, devido a preocupações de que a crescente guerra comercial entre grandesconsumidores de petróleo os Estados Unidos e a União Europeia possa limitar o crescimento dademanda por combustíveis ao reduzir a atividade econômica.

Os preços do petróleo caíram pela terceira sessão consecutiva… à medida que aumenta aurgência nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e seus parceiros, afirmou Soojin Kim,analista do banco MUFG, em nota.

A administração Trump fixou o dia 1º de agosto como prazo final para que os países fechem acordoscomerciais, sob pena de enfrentarem tarifas pesadas.

Segundo diplomatas da União Europeia, o bloco europeu está considerando um conjunto mais amplo decontramedidas contra os Estados Undos, diante do enfraquecimento das perspectivas de um acordoaceitável com Washington.

Os Estados Unidos ameaçaram impor uma tarifa de 30% sobre as importações da UE caso nenhum acordoseja alcançado.

Outros fatores que influenciam o mercado: o dólar fraco tem limitado parte das perdas no petróleo,pois compradores com outras moedas pagam relativamente menos.

Os preços caíram à medida que as preocupações com a guerra comercial superam o suporte de umdólar mais fraco, escreveu o analista da IG Markets, Tony Sycamore.

Derivados

Margens de lucro mais fortes em produtos como diesel, devido a estoques baixos, também estãosustentando os preços do petróleo.

A queda poderia ter sido mais acentuada, não fosse o desempenho contínuo dos destilados, quecontinuam sustentados por estoques reduzidos, avaliou John Evans, analista da PVM Oil.

Uma pesquisa da Reuters com analistas indicou que os estoques de petróleo bruto nos Estados Unidosprovavelmente caíram cerca de 600 mil barris na semana encerrada em 18 de julho.

Por volta de 13h55 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para julho caía 1,26%, cotado a US$ 65,12 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para agosto recuava 1,13%, cotado a US$ 68,43 obarril.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo