São Paulo, 22 de julho de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticounovamente o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell,chamando-o de ‘cabeça dura’ por manter as taxas de juros elevadas por tempo demais. Durante umacoletiva de imprensa nesta terça-feira, ao lado do presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr.,Trump afirmou: ‘Acho que ele fez um trabalho ruim, mas de qualquer forma ele vai sair em breve. Emoito meses, ele estará fora do cargo’.
Apesar da declaração de Trump, o mandato de Jerome Powell como presidente do Fed vaioficialmente até 15 de maio de 2026, e o próprio Powell repetidamente já afirmou que nãopretende deixar o cargo antes do término do seu período. O prazo de oito meses mencionado porTrump se encerra em meados de março, mas não ficou claro o motivo dessa referência temporal.
Trump vem criticando Powell há meses por não reduzir as taxas de juros como gostaria efrequentemente menciona a possibilidade de afastá-lo da presidência do Fed. No entanto, eletambém já declarou ser ‘improvável’ que o demita oficialmente antes do fim do mandato.
As críticas de Trump ao presidente do Federal Reserve têm se intensificado à medida que elepressiona por taxas de juros mais baixas, alegando que a atual política monetária prejudicasetores como o imobiliário e dificulta o acesso à casa própria para os americanos.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA