Ações fecham em alta com otimismo sobre acordo comercial de Trump

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 23 de julho de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo positivo, após os últimos desdobramentos comerciais aumentaremo otimismo em Wall Street de que os Estados Unidos conseguirão fechar mais acordos antes do prazofinal para novas tarifas.

Ontem, o presidente Donald Trump publicou no Truth Social que os Estados Unidos fecharam um acordomassivo com o Japão, que inclui tarifas recíprocas de 15% sobre exportações para os EstadosUnidos. Ele também afirmou que os Estados Unidos estão se reunindo com autoridades europeias parabuscar um acordo comercial com a União Europeia (UE).

Mais tarde, as ações ganharam novo impulso após o Financial Times informar que os Estados Unidosestariam próximos de um acordo tarifário de 15% com a UE, semelhante ao pacto com o Japão. ABloomberg confirmou os avanços nas negociações, citando diplomatas informados sobre o processo.

Os Estados Unidos buscam concluir acordos comerciais com outros países antes do prazo final de 1ºde agosto. No início desta semana, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos e a Indonésiaconcordaram com os termos gerais de um acordo. O governo também já firmou pactos com China, ReinoUnido e outras nações.

Esses avanços acontecem após Trump, em 2 de abril, ter causado turbulência nos mercados aoanunciar tarifas generalizadas, que depois acabou adiando.

Até agora, a estratégia tarifária de Trump parece muito bem pensada: gera receita significativa,incentiva grandes investimentos nos Estados Unidos para evitar tarifas e ainda não causou ainflação e os transtornos que os críticos previam como inevitáveis, disse Louis Navellier,fundador e diretor de investimentos da Navellier & Associates.O mercado de ações claramente não demonstra nenhum medo de consequências negativas.

Os movimentos da sessão seguem o segundo dia consecutivo de fechamento em alta do S&P 500.

A recente disparada levou ao ressurgimento dos chamados instintos animais de Wall Street, comações de empresas menores, conhecidas por suas marcas mas com finanças frágeis, sendoimpulsionadas. A varejista Kohls disparou ontem, enquanto GoPro e Krispy Kreme subiram hoje.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:

Dow Jones: +1,14%, 45.010,29 pontos

Nasdaq 100: +0,61%, 21.020,02 pontos

S&P 500: +0,78%, 6.358,91pontos

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2024 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo