Reino Unido pode reconhecer estado da Palestina se Israel atender a algumas condições, diz premiê

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 29 de julho de 2025 – O Reino Unido planeja reconhecer o Estado da Palestina emsetembro, antes da Assembleia Geral da ONU, a menos que o governo israelense tome medidas concretaspara pôr fim à situação deplorável em Gaza, alcance um cessar-fogo, confirme que não haveráanexação na Cisjordânia e se comprometa com um processo de paz duradouro que garanta a Soluçãode Dois Estados, afirmou o primeiro-ministro britânico Keir Starmer em reunião com seu gabinete.Essa decisão foi comunicada em meio a uma nova proposta de plano de paz sendo elaborada comlíderes europeus, conciliada à ampliação da ajuda humanitária para Gaza.

Starmer também destacou que não vê equivalência entre Israel e o Hamas e reforçou que asexigências ao grupo militante incluem a libertação de todos os reféns, o aceite do cessar-fogo,a exclusão do Hamas no governo de Gaza e o seu desarmamento. Durante as férias de verão, oprimeiro-ministro convocou seu gabinete para discutir essas ações diante do agravamento da crisehumanitária, na qual a população de Gaza enfrenta risco crescente de fome e colapso dos serviçosbásicos.

Historicamente, o governo britânico manifestou que reconheceria um Estado palestino no momentooportuno, mas nunca estabeleceu um prazo ou condições específicas para isso. A atual posição deStarmer de condicionar esse reconhecimento ao cumprimento dos requisitos por Israel representa umamudança mais clara e assertiva na política externa do Reino Unido em relação ao conflitoisraelense-palestino.

Apesar das críticas internas crescentes de parlamentares trabalhistas britânicos quepressionam pelo reconhecimento imediato da Palestina para aumentar a pressão sobre Israel, ogoverno mantém o foco nas negociações diplomáticas e no apoio humanitário, buscando um caminhoque leve a uma paz estável.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo