São Paulo, 5 de agosto de 2025 – O presidente dos EUA, Donald Trump, advertiu nestaterça-feira sobre uma tarifa de 35% para os produtos da União Europeia que entrarem no país casoo bloco não cumpra com seus compromissos de investimento. Ao ser questionado sobre o queaconteceria se a Europa não realizasse os investimentos prometidos, Trump respondeu: “Bem, entãopagarão tarifas de 35%”. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.
No dia 12 de julho, Trump anunciou que os EUA imporiam tarifas de 30% aos produtos da UniãoEuropeia a partir de 1º de agosto, mantendo também as tarifas setoriais previamente estabelecidascaso não houvesse acordo comercial. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen,declarou, no mesmo dia, que a UE continuaria as negociações com os EUA, mas estava preparada paraimplementar contramedidas a partir de 1º de agosto, caso as conversas fracassassem.
Em 27 de julho, Von der Leyen e Trump fecharam um acordo segundo o qual a UE se compromete acomprar energia norte-americana no valor de US$ 750 bilhões e uma grande quantidade de equipamentomilitar. O bloco também investirá US$ 600 bilhões adicionais na economia dos EUA, enquanto seusEstados-membros abrirão os mercados nacionais para o comércio sem tarifas com os EUA.
A única tarifa de 15% se aplicará à grande maioria das exportações da UE, abrangendosetores como indústria automotiva, farmacêutica e de semicondutores, entre outros. A UE e os EUAtambém concordaram com tarifas zero para vários produtos estratégicos, incluindo aeronaves e seuscomponentes, alguns produtos químicos, equipamentos de semicondutores, produtos agrícolas,recursos naturais e matérias-primas essenciais. Segundo Von der Leyen, Bruxelas buscará ampliar alista de produtos com tarifa zero.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA