São Paulo, 7 de agosto de 2025 – O presidente Lula telefonou, hoje mais cedo aoprimeiro-ministro da India, Narendra Modi. Segundo a nota divulgada pelo Palácio do Planalto, naconversa, que durou cerca de uma hora, os líderes discutiram o cenário econômico internacional ea imposição de tarifas unilaterais.
Brasil e India são, até o momento, os dois países mais afetados, com taxas de 50%. “Ambosreafirmaram a importância em defender o multilateralismo e a necessidade de fazer frente aosdesafios da conjuntura, além de explorar possibilidades de maior integração entre os doispaíses”, diz um trecho da nota.
Lula disse que deve visitar a India no próximo ano, mas nenhuma data foi estipulada. “Comoetapa preparatória da visita, acordaram que o vice-presidente Geraldo Alckmin irá à India emoutubro próximo, por ocasião da reunião do Mecanismo de Monitoramento de Comércio. A delegaçãocontará com ministros e empresários brasileiros para tratar de cooperação na área comercial, dedefesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital”, continua o comunicado.
Os líderes falaram sobre aumentar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030.Para isso, concordaram em ampliar a cobertura do acordo entre MERCOSUL e India. Trocaraminformações sobre as plataformas de pagamento virtual dos dois países, incluindo o PIX e a UPIindiana.
A nota encerra dizendo que eles falaram sobre a Cúpula do BRICS no Brasil e em trabalhar juntospara a transição da próxima presidência do bloco que estará a cargo da India.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA