Trump exige renúncia de CEO por laços com a China

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 7 de agosto de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu hoje arenúncia imediata do novo CEO da Intel, Lip-Bu Tan, alegando que ele é altamente conflituosodevido a seus vínculos com empresas chinesas, e levantando dúvidas sobre os planos derecuperação da icônica fabricante americana de chips. As informações são da agência denotícias Dow Jones.

A Reuters revelou com exclusividade em abril que Tan investiu pelo menos US$ 200 milhões emcentenas de empresas chinesas de manufatura avançada e semicondutores, algumas das quais ligadas aoexército chinês.

As declarações de Trump vieram um dia após a Reuters ter divulgado com exclusividade que osenador republicano Tom Cotton enviou uma carta ao presidente do conselho da Intel comquestionamentos sobre os laços de Tan com empresas chinesas e sobre um caso criminal recenteenvolvendo sua antiga empresa, a Cadence Design.

O CEO da INTEL é altamente CONFLITUOSO e deve renunciar, imediatamente. Não há outra soluçãopara este problema, disse Trump em publicação na sua rede Truth Social.

As ações da Intel (INTC.O) fecharam em queda de 3% nesta quinta-feira.

Crise na liderança pode pressionar Intel

Uma eventual troca de liderança poderá aumentar a pressão sobre a Intel, que é um pilar dosesforços dos EUA para fortalecer a fabricação doméstica de chips. No ano passado, a empresagarantiu US$ 8 bilhões em subsídios, o maior valor liberado sob a Lei CHIPS de 2022, paraconstrução de novas fábricas em Ohio e outros estados.

A intervenção de Trump marca uma rara ocasião em que um presidente dos EUA exige publicamente asaída de um CEO, o que gerou debate entre investidores.

Estaria se criando um precedente muito infeliz. Não se quer que presidentes americanos decidam quemcomanda empresas, mas certamente sua opinião tem mérito e peso, disse Phil Blancato, CEO daLadenburg Thalmann Asset Management.

David Wagner, diretor de ações e gestor de portfólio da Aptus Capital Advisors, que é acionistada Intel, afirmou:

Embora muitos investidores provavelmente acreditem que o presidente Trump se intromete em muitasáreas, essa é apenas mais uma sinalização de que ele está muito sério sobre trazer osnegócios de volta para os EUA.

Nem a Intel nem Lip-Bu Tan, que assumiu o cargo de CEO em março, responderam imediatamente aospedidos de comentário da Reuters.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo