São Paulo, 8 de agosto de 2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou hoje oministro Alexandre de Moraes, do STF, e voltou a criticar os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaropelo apoio às tarifas aplicadas pelo governo dos Estados Unidos contra o Brasil.
Lula referendou a postura de Moraes, que determinou prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro.
“Você, [senador Sérgio] Petecão, por favor, não assine o pedido de impeachment do AlexandreMoraes, porque ele está garantindo a democracia”, disse em evento em Rio Branco, no Acre.
Ele chamou os bolsonaristas de “verdadeiros traidores da pátria”, acusando o deputado EduardoBolsonaro, filho do ex-presidente, de ter ido aos Estados Unidos pedir um golpe de estado no Brasil.
“[Eduardo Bolsonaro] é um traidor das 215 milhões de pessoas desse país, disse Lula. O governobrasileiro não quer ser menos que ninguém (…) e o presidente dos Estados Unidos precisa aprendera respeitar a soberania desse país.
Em relação ao impacto econômico das recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos, Lulaassegurou que o governo federal tomará medidas para proteger os produtores brasileiros.
O governo brasileiro vai garantir que nossos exportadores não tenham prejuízo, afirmou,sinalizando que negociações internacionais estão em curso.
Como parte dessas ações, Lula adiantou que pretende intensificar o diálogo com parceiroscomerciais estratégicos.
“Na próxima semana, minha tarefa é ligar para a China e pedir que eles comprem nosso pé defrango”, disse, em referência às exportações do setor agropecuário, particularmente afetadopelas medidas norte-americanas.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA
Copyright 2025 – Grupo CMA