Agência anuncia Radar, sistema para monitorar interrupções de energia elétrica em tempo real

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 12 de agosto de 2025 – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou oprojeto Radar, um sistema que vai monitorar, em tempo real, as interrupções no fornecimento deenergia elétrica em todo o país.

De acordo com a Aneel, “qualquer cidadão poderá visualizar, por meio do aplicativo da Aneel ou nosite da Agência, o número de consumidores sem energia elétrica em sua região, com atualizaçõesdinâmicas e intuitivas.

A agência reguladora reuniu na última sexta-feira (8/8) os presidentes das maiores distribuidorasde energia do país para apresentar o projeto. Também participaram da reunião a diretora da Aneel,Agnes da Costa, e o diretor Daniel Danna, além de André Ruelli, superintendente de MediaçãoAdministrativa e das Relações de Consumo, que fez a apresentação técnica da ferramentajuntamente com Daniel Ribeiro, coordenador do projeto.

“O Radar representa uma mudança de paradigma. É um compromisso com a transparência, com ainformação clara, com o tempo de resposta e, acima de tudo, com o consumidor”, afirma odiretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

A adoção plena do sistema pelas distribuidoras deve ocorrer até janeiro de 2026, sendo que aAneel iniciou um piloto com a CPFL Santa Cruz para avaliar a viabilidade técnica e a performance dosistema. A agência ressalta que o sistema já está funcional e que o prazo de transição foiconcedido para que as distribuidoras adequem seus sistemas à transmissão automática, segura eauditável das informações.

O sistema poderá ser acessado por meio do aplicativo Aneel Consumidor ou pelo site da Agência, napágina de relatórios e indicadores interativos de distribuição.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo