São Paulo, 15 de agosto de 2025 – O presidente do Fed Chicago, Austan Goolsbee, em entrevistaà CNBC, adotou um tom cauteloso diante dos sinais mistos da economia norte-americana, destacando osdesafios que a autoridade monetária enfrenta em um cenário de incerteza crescente.
“Precisaremos ver pelo menos mais um relatório de inflação para determinar se ainda estamosno caminho certo”, afirmou Goolsbee. Ele reconheceu que há “um desconforto nos últimos dados doCPI e do PPI”, alertando que, embora o Fed não vá “reagir exageradamente a um mês de PPI, IPC epreços de importação”, essa é “uma área de preocupação”.
Segundo Goolsbee, “adicionamos muita incerteza, grande parte dela proveniente de tarifas”,enfatizando que “esses não foram aumentos tarifários pontuais”. Ele alertou para o risco de um”cenário de pesadelo de preços mais altos e queda no emprego, um cenário de estagflação”,salientando que o banco central pode tentar “controlar os impactos secundários das tarifas sobrepeças, componentes, suprimentos e bens intermediários”.
O presidente do Fed Chicago defendeu cautela na resposta do Fed frente aos aumentos de preços.”É preciso descobrir que parte dos aumentos de preços ignorar e a qual responder”. Destacoutambém não haver necessidade de manter as taxas elevadas indefinidamente. “Não é necessáriomanter as taxas para sempre”, afirmou. E acrescentou, “se continuarmos recebendo relatórios deinflação como tivemos antes, não há problema algum em levar as taxas até onde elas seestabilizarão”.
Sobre o estado atual da economia, Goolsbee demonstrou otimismo moderado. “Estávamos em umaposição forte no início do mês de abril e ainda há muita força na economia”, avaliou. Noentanto, deixou uma porta aberta para cortes nos juros caso as pressões inflacionárias cedam. “Setivermos uma indicação em setembro ou mais tarde no outono de que não estamos em nenhuma espiralinflacionária, podemos cortar as taxas”.
Goolsbee também revelou preocupação com a inflação de serviços. “O fato de a inflaçãodos serviços estar chegando a uma taxa que não víamos há muito tempo me deixa um poucodesconfortável. Espero que a inflação dos serviços tenha sido passageira”, concluiu.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA