Porto Alegre, 15 de agosto de 2025 – A 3tentos apresentou, em teleconferência nesta sexta-feira(14), os resultados do segundo trimestre de 2025, marcados por crescimento e planos de expansão. Ovice-presidente João Marcelo Dumoncel destacou que o período registrou um forte crescimento dereceita, da ordem próxima a 30%, acompanhado de avanço em todas as linhas de resultado, incluindomargem bruta, EBITDA e lucro líquido.
O desempenho foi positivo nos três segmentos de atuação. Em insumos, o avanço foiimpulsionado pelo aumento da área de canola no Rio Grande do Sul e pela recuperação de margens.Nos grãos, a safra recorde no Mato Grosso trouxe volumes relevantes para a companhia. Naindústria, a plena utilização das plantas sustentou o crescimento, enquanto a entrada do B15,confirmada para agosto, gera otimismo.
O EBITDA ajustado subiu mais de 70% no semestre, com margem passando de 4,4% para 5,9%. Essecrescimento consolida o resultado da companhia, vindo de aspectos operacionais e livres de qualquerviés financeiro, afirmou Dumoncel, ressaltando que a empresa mantém operações totalmenteprotegidas para garantir margens comerciais.
O diretor financeiro Cristiano Costa informou que a dívida líquida encerrou o trimestre em R$1,8 bilhão, equivalente a 1,47 vez o EBITDA, patamar considerado saudável. Nos últimos 12 meses,os investimentos somaram R$ 1,281 bilhão (8,9% da receita operacional líquida), com destaque paraa usina de etanol de Porto Alegre do Norte. A unidade, no Vale do Araguaia, está 70% concluída edeve iniciar operações no início de 2026, com 590 mil toneladas de milho já originadas paraabastecimento inicial.
O executive chairman Luiz Ozório do Monção reforçou a confiança no cronograma e explicouque a empresa também investe na ampliação de Cruz Alta, Vera e Ijuí, para elevar a capacidade deprocessamento de soja de 8 mil para 10,5 mil toneladas/dia, além de ampliar a produção debiodiesel (de 1.850 para 3 mil m/dia) e sementes (de 700 mil para 1 milhão de sacos). Seguimosmuito confiantes com essa entrada no Vale do Araguaia, disse.
Na frente logística, a 3tentos planeja ampliar a origem de grãos para 300 mil toneladas,aproveitando o Arco Norte, com operação conjunta via Via Mares (joint venture com a Caramuru)prevista para meados de 2026 em Miritituba (PA). Temos uma mensagem de muito otimismo, acreditandona força do agro, afirmou Monção.
A empresa mantém 72 unidades de negócio e 13 indústrias em operação, com mais uma previstapara o próximo ano.
Ritiele Rodrigues – ritiele.rodrigues@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA