Órgão estima redução na demanda de carga no SIN e em duas regiões

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 15 de agosto de 2025 – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no boletim doPrograma Mensal de Operação (PMO) para a semana operativa entre os dias 16 e 22 de agosto, trazcenários que indicam redução na demanda de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em doissubsistemas. A retração no primeiro é estimada em 1,6% (76.023 MWmed). Já na regiãoSudeste/Centro-Oeste o percentual de retração deve ser mais expressivo, com 3,5% (41.837 MWmed),seguido pelo subsistema Sul, com 0,9% (12.970 MWmed). No cenário oposto, as regiões Norte eNordeste devem registrar aumento de carga de 2,9% (8.312 MWmed) e 1,3% (12.903 MWmed),respectivamente. Os números são comparações entre as projeções para agosto de 2025, ante overificado no mesmo período de 2024.

Com temperaturas mais amenas, a demanda por energia naturalmente diminui e o SIN precisa equilibrar,em tempo real, a geração com as necessidades de carga da sociedade. Seguimos acompanhando oalinhamento das nossas previsões com as demandas da próxima semana para operar sempre de formasegura e eficiente, comenta o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

As projeções de Energia Armazenada (EAR) para o final deste mês se mantém estáveis em relaçãoaos primeiros dados divulgados para o mês. Em todas as regiões, os níveis dos reservatóriospoderão atingir patamares superiores a 50%, sendo que o Norte e o Sul deverão atingir ospercentuais mais altos: 87,3% e 74,6% respectivamente. Para o Nordeste, as estimativas são de 60% epara o Sudeste/Centro-Oeste, de 58,8%.

As perspectivas para a Energia Natural Afluente (ENA) apontam que o Sul deve alcançar 78% da Médiade Longo Termo (MLT). Para as demais regiões, as indicações são as seguintes: 71% da MLT noNorte, 70% da MLT no Sudeste/Centro-Oeste e 49% da MLT no Nordeste.

O Custo Marginal de Operação (CMO) está equalizado em todas as regiões no valor de R$ 326, 41.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

Voltar ao topo