São Paulo, 15 de agosto de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou queele e o presidente russo, Vladimir Putin, não chegaram a um acordo para encerrar a guerra daRússia na Ucrânia após uma reunião de quase três horas no Alasca. Ainda assim, ele descreveu oencontro como muito produtivo.
Houve muitos, muitos pontos em que concordamos, disse Trump em coletiva de imprensa conjunta comPutin. Eu diria que há um ou dois pontos importantes em que ainda não chegamos lá, mas avançamosum pouco. Não há acordo até que haja um acordo.
Não ficou claro se as conversas produziram avanços concretos em direção a um cessar-fogo noconflito mais letal da Europa em 80 anos objetivo declarado de Trump no início da cúpula.
Em breves comentários, Putin disse esperar que a Ucrânia e seus aliados europeus aceitem osresultados da negociação EUARússia, alertando para que não atrapalhem o progresso rumo a umaresolução.
Ele também elogiou os esforços sinceros de Washington para buscar uma solução para o conflito naUcrânia e afirmou acreditar que a reunião com Trump poderia abrir caminho para a paz mundial. Noentanto, ponderou que isso dependeria de um acordo para limitar o uso de armas estratégicas,incluindo as nucleares, sinalizando uma possível negociação em troca de um cessar-fogo.
Putin disse esperar ver Trump em breve, sugerindo que o próximo encontro seja em Moscou.
“Pode ser interessante”, respondeu o republicano. Ambos não falaram com a imprensa após o fim dacoletiva.
Trump afirmou que ligará para Zelensky e líderes da Otan para atualizá-los sobre as conversas comPutin.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA