São Paulo, 20 de agosto de 2025 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou do “1ºSeminário de Governança, Riscos, Controle e Integridade – Governança, Ética e Integridade”,organizado pelo próprio ministério, afirmou nesta quarta-feira que o país atravessa um períodode grandes desafios em relação à integridade da gestão pública e destacou a necessidade deavançar em medidas de transparência e controle.
“Nós vivemos em um período muito desafiador, em termos de integridade. Os desafios ficammaiores em tempos de manipulação da informação”, disse Haddad.
Segundo o ministro, além de contar com um quadro sólido de servidores, o governo precisaadotar protocolos rigorosos para garantir resultados consistentes. “Além de um bom corpo deservidores públicos, precisamos de vários protocolos para termos bons resultados. Recursospúblicos precisam ter destinação muito criteriosa”, afirmou.
Haddad ressaltou que a base para um bom desempenho na administração está no controle internoda máquina pública e na seriedade no trato do dinheiro do contribuinte. “Tudo começa por um bomcontrole interno e de gerenciamento de recursos públicos”, destacou.
Ele também defendeu o fortalecimento da credibilidade da política e a necessidade de passarpor um processo de depuração. “Quanto mais respeito as pessoas têm pela classe política, émelhor para ela e para nós que estamos aqui. O processo de depuração precisa acontecer, édoído, é traumático, mas precisa acontecer”.
O ministro afirmou que o combate à corrupção e à falta de transparência exigedeterminação, reconhecendo que falhas podem ocorrer. “Combater corrupção e falta detransparência não é algo simples. Erros podem acontecer, mas não por omissão ou falta deiniciativa”, concluiu.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA