São Paulo, 21 de agosto de 2025 – Durante o Council of the Americas, o presidente argentinoJavier Milei criticou duramente a oposição após a jornada no Congresso, afirmando que seuobjetivo é quebrar o Governo e submeter economicamente o trabalhador honesto, e que voltar a abrira torneira deficitária derivaria em inflação.
O primeiro mandatário destacou os êxitos de sua gestão, como a queda da inflação, aeliminação do “cepo” (controles cambiais) e a limpeza do balanço do Banco Central (BCRA), eassegurou que os projetos foram aprovados porque muitos pensaram que seu governo iria fracassar.
Sobre as eleições, assinalou que a oposição desdobra os pleitos para evitar enfrentá-lo, emostrou-se otimista: “Em outubro vamos ganhar”.
Em matéria econômica, Milei defendeu o equilíbrio fiscal como chave para um crescimentosustentado de 4% e disse que, se esse ritmo for mantido, a Argentina poderia ser potência mundialem 22 anos.
Depois, destacou um tipo de câmbio livre e menor que há um ano, investimentos em mineraçãode US$ 40 bilhões e que o déficit por investimento não é problema.
Sobre política monetária, afirmou que as taxas cairão após as eleições e não vê motivode preocupação, ressaltando que o povo agora tem a oportunidade de escolher em um momentodecisivo: “Não votar não é uma opção viável”.
Julieta Marino/ Safras News LatamTradução: Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA