São Paulo, 21 de agosto de 2025 – AReceita Federal do Brasil (RFB) colocará à disposição paraconsulta dos contribuintes, partir das 10 horas desta sexta-feira (22/8), o quarto lote derestituição do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2025. Esse lote contemplatambém restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário das 1.884.035restituições será realizado ao longo do dia 29 de agosto, no valor total de R$ 2.917.617.001,41.
Desse total, R$ 454.613.578,23 serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal, o quecorresponde a 13.515 restituições para idosos acima de 80 anos, 72.434 restituições paracontribuintes entre 60 e 79 anos, 7.821 restituições para contribuintes com alguma deficiênciafísica ou mental ou moléstia grave e 22.841 restituições para contribuintes cuja maior fonte derenda seja o magistério. Além disso, 312.915 restituições serão destinadas a contribuintes quenão possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaraçãopré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contempladas ainda 1.454.509restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Para saber se a restituição está disponível, acesse a página “Meu Imposto de Renda”, queapresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificadaou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento,acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar adeclaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita fornece, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultardiretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPFe a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A Receita Federal do Brasil (RFB) assume o compromisso de realizar pagamento de restituiçõesapenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurançaimpedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na contadestino.Para não haver prejuízo ao contribuinte, a RFB oferece o serviço de reagendamento disponibilizadopelo agente financeiro Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até um) ano da primeira tentativa decrédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de suatitularidade.
Copyright 2025 – Grupo CMA