[AGÊNCIA NEWS]. O TI no varejo é só comprar um computador, instalar um sistema e começar a vender? A Delfia, brasileira com atuação com soluções tecnológicas para infraestrutura, cibersegurança e observabilidade, diz que não. Com clientes como Boticário, grupo CVLB, Havan e Casas Bahia, acredita que pode trazer eficiência e resolver gargalos de tecnologia a ponto de trazer mudanças nos resultados dessas varejistas. Para este ano, a empresa mira expandir a atuação no varejo em setores como o de fast-food. “Estamos tentando emplacar três projetos com o McDonald’s”, afirmou Paulo Alonso, diretor de Operações da Delfia à AGÊNCIA DC NEWS. Outro ponto de atenção é o mercado de materiais de construção: “Gostaria ter uma empresa como a Leroy Merlin como cliente.” Com a investida, a empresa espera aumentar a receita em 28%, de R$ 250 milhões em 2024, para R$ 320 milhões neste ano.
Ao prospectar a entrada desses e outros novos clientes, a empresa ampliou o centro de operações em São Roque, a 60 km de São Paulo, de 1 mil metros quadrados para 2,5 mil metros quadrados. O espaço é voltado aos serviços gerenciados, atendimento de campo, operações de logística, estocagem e laboratório. A partir de agosto, mais de 150 profissionais estarão alocados na estrutura em São Roque, além de uma rede nacional com mais de 1,2 mil técnicos, entre contratados e parceiros certificados. Com a expansão, a empresa busca aumentar a atuação não somente no varejo, mas também nos seus outros dois segmentos principais de atuação: bancos e telecomunicações. O maior cliente da Delfia, por exemplo, é o Itaú. Para o maior banco brasileiro, a empresa gere a observabilidade de tudo o que acontece com as operações do Pix.
A nova fase da operação já mostra impacto direto nos indicadores. Em 2024, a Delfia saltou de 20 mil para 54 mil pontos atendidos em todo o território nacional, uma alta de 170%. A empresa espera crescer também o número de chamados técnicos e ativações de 120 mil para 216 mil previstos para este ano. Já as implantações de equipamentos devem ultrapassar 28 mil até dezembro. “É uma das poucas empresas do país que oferecem um serviço com esse nível de profundidade”, afirmou. “Isso porque internalizamos todas as etapas como estoque, preparo técnico, expedição, logística e monitoramento.”
VAREJO – Para convencer esses grandes players de que o investimento trará resultados, a Delfia tem casos de sucesso no varejo com grandes empresas como o grupo CVLB (Casa & Vídeo e a Le Biscuit), de receita líquida de R$ 2,2 bilhões em 2024. Na operação da varejista, ajudou a implementar uma plataforma de observabilidade, visando identificar erros críticos e reduzir o tempo de resposta. Antes da implementação, em 2022, o sistema registrou quedas e instabilidades em períodos decisivos, como a Black Friday. Em 2024, com a nova plataforma, o sistema não apresentou mais instabilidades e registrou 100% de disponibilidade. “Qualquer minuto de indisponibilidade em nossos sistemas impacta diretamente na nossa meta de venda por hora”, afirmou Lucas Testa, gerente de tecnologia do Grupo CVLB.