Bailey alerta para desafios do mercado de trabalho e baixo crescimento no Reino Unido

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 25 de agosto de 2025 – O Reino Unido enfrenta um “desafio agudo” diante do fracocrescimento econômico e da queda na participação da força de trabalho desde a pandemia decovid-19, afirmou o governador do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, neste sábado (23),durante o Simpósio de Jackson Hole, encontro anual organizado pelo Federal Reserve em Wyoming.

Segundo Bailey, fatores estruturais como o envelhecimento populacional e a redução dapresença de jovens no mercado de trabalho, em parte motivada por doenças, intensificam anecessidade de elevar a produtividade. “Voltando à questão das taxas de crescimento potenciais,isso coloca ainda mais ênfase no aumento do crescimento da produtividade”, declarou. “Oenvelhecimento não vai se reverter num futuro previsível.”

O dirigente destacou que o Banco da Inglaterra tem ampliado o foco da análise para além dastaxas de desemprego, observando também os níveis de participação da força de trabalho. Dadosoficiais indicam que a proporção de pessoas entre 16 e 64 anos ativas no mercado britânicopermanece abaixo dos níveis anteriores à pandemia, em contraste com outras economias avançadas.

Embora tenha reconhecido limitações nas estatísticas, como baixa taxa de resposta daspesquisas e o possível viés de participação de pessoas inativas, Bailey ressaltou que essesfatores não explicam todo o declínio. “Deixando de lado as ressalvas sobre dados, esta é umahistória muito triste para o Reino Unido porque… estamos bem no final da tabela”, afirmou.

Bailey não comentou diretamente a trajetória da política monetária. Sua fala ocorreu em umpainel que contou também com a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e ogovernador do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, sobre os desafios do mercado de trabalho global.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo