São Paulo, 25 de agosto de 2025 – A presidente do Federal Reserve de Dallas, Lorie Logan, dissehoje que acredita que o banco central dos Estados Unidos tem mais espaço para reduzir suasreservas, e que espera que os bancos recorram à sua standing repo facility (SRF) no próximo mêspara aliviar quaisquer pressões de liquidez.
Poderíamos ver alguma pressão temporária em torno da data de impostos e do fechamento dotrimestre em setembro, disse Logan em comentários preparados para serem apresentados naconferência do centenário do Banco do México, na Cidade do México. Fiquei encorajada ao verparticipantes do mercado usando a SRF no fechamento do trimestre de junho, e antecipo que elesusarão de forma semelhante nossas ferramentas de teto, se necessário, em setembro.
A facilidade, destinada a prevenir escassez de liquidez, permite que Treasuries (títulos doTesouro) detidos por empresas elegíveis sejam rapidamente convertidos em dinheiro, e deve reduzir anecessidade de o Fed intervir em caráter de emergência. Em geral, permanece sem uso, embora hajaalguma utilização quando as reservas bancárias caem, notadamente no final de setembro de 2004.
À medida que as reservas no sistema bancário diminuem, disse Logan, é preferível que o Fed eoutros bancos centrais evitem expansão do balanço em resposta à maior demanda de curto prazo porreservas por parte dos bancos, ou correm o risco de um balanço em constante expansão.
O Fed também oferece liquidez aos bancos por meio de seus empréstimos na discount window (janelade desconto). Logan disse nesta segunda-feira que o banco central deveria considerar aumentar ouremover limites sobre o tamanho dessa facilidade, ou liquidar centralmente essas transações, erepetiu uma proposta anterior para que o Fed ofereça um leilão diário de empréstimos da discountwindow a fim de permitir uma distribuição mais fácil da liquidez dentro do sistema bancário.
Logan não abordou as perspectivas para a política monetária ou para a economia, uma omissão quepode chamar atenção dos investidores que têm acompanhado como os formuladores de política maishawkish do Fed, entre eles Logan, veem os riscos em torno da inflação, que permanece acima da metade 2% do banco central, e do mercado de trabalho, que mostrou sinais recentes de fraqueza, incluindouma queda acentuada nos ganhos mensais de folha de pagamento.
O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na sexta-feira que sentia que os riscos de queda nomercado de trabalho haviam aumentado, um desenvolvimento que pode justificar o ajuste da atualpostura restritiva da política monetária do banco central. Os mercados financeiros interpretaramas observações como um sinal verde para um corte de juros na reunião do Fed de 16 e 17 desetembro, assim como muitos em Wall Street.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA