São Paulo, 26 de agosto de 2025 – Entre os dias 18 e 22 de agosto, a Agência Nacional de EnergiaElétrica (Aneel) realizou uma fiscalização em campo nas obras da Transnorte Energia S.A. (TNE),para verificar o estágio final de implantação da linha de transmissão de 500 mil volts (500 kV),bem como das subestações Lechuga, Equador e Boa Vista. A agência constatou que os trabalhos decomissionamento estão avançando rapidamente para garantir a realização dos testes e a entrada emoperação, previstos para 8 de setembro e, assim, viabilizar a interligação eletroenergética doestado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O empreendimento compreende 724 km de linhas de transmissão e três subestações Lechuga (AM),Equador e Boa Vista (RR).
Segundo a Aneel, a conclusão das obras permitirá a redução do consumo de combustíveis fósseisna região, contribuirá para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa (GEE) epromoverá maior qualidade e segurança energética.
Durante a fiscalização, a equipe da Aneel concentrou-se na inspeção das subestações e da linhade transmissão, com atenção especial aos aterramentos dos pés de torres, travessias etransposições, além das instalações destinadas ao atendimento das cargas dos serviçosauxiliares em corrente contínua e alternada, incluindo a inspeção de um trecho de aproximadamente120 km de linha construído dentro da Terra Indígena Waimiri Atroari.
A entrega do empreendimento representa um avanço significativo para a qualidade de vida dapopulação de Roraima, reforça a segurança energética do estado e melhora a confiabilidade dosistema elétrico da região Norte. Estão com seus dias contados os cerca de 120 caminhões-tanqueque circulam diariamente entre Manaus e Boa Vista transportando gás e óleo diesel para abastecer ageração de energia elétrica no estado cenário que será transformado com a interligação aoSIN.
Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA