São Paulo, 26 de agosto de 2025 – O governo da Venezuela enviou uma carta à ONU pedindo apoiocontra o que descreveu como ameaças contínuas dos Estados Unidos, incluindo o envio deequipamentos militares para a costa venezuelana.
Concretamente, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, entregou a carta aGianluca Rampolla, representante da ONU no país sul-americano. No documento, o governo afirma quecondena veementemente o envio, que constitui uma grave ameaça à paz e à segurança na região.
A presença de um submarino ofensivo na América Latina e no Caribe contradiz o compromissohistórico de nossas nações com o desarmamento e a resolução pacífica de controvérsias, erepresenta um claro ato de intimidação, contrário à letra e ao espírito da Carta da ONU,acrescenta a carta.
O documento também afirma que o uso de um submarino nuclear, sem transparência quanto à sua cargaou regras de utilização, mina o propósito da Carta e corrói a confiança coletiva no regime dedesnuclearização regional.
A carta encerra-se com três pedidos principais: o fim do envio militar dos EUA; garantiasclaras e verificáveis dos Estados Unidos de que não irão enviar nem ameaçar utilizar armasnucleares na América Latina e no Caribe; e a realização de uma conferência com a participaçãodos países da região para discutir as ações mais recentes.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA