EUA e Rússia discutem acordos de energia em paralelo às negociações sobre a Ucrânia -Reuters

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 26 de agosto de 2025 – Autoridades dos governos dos Estados Unidos e da Rússiadiscutiram vários acordos de energia à margem das negociações deste mês que buscaram alcançara paz na Ucrânia, disseram cinco fontes familiarizadas com o assunto. As informações são daagência de notícias Reuters.

Segundo a reportagem, esses acordos foram propostos como incentivos para encorajar o Kremlin aaceitar a paz na Ucrânia e para que Washington aliviasse as sanções contra a Rússia, afirmaram.

A Rússia foi excluída da maior parte dos investimentos internacionais em seu setor energético ede grandes negociações devido às sanções impostas após a invasão da Ucrânia em fevereiro de2022.

As autoridades discutiram a possibilidade de a Exxon Mobil retornar ao projeto de petróleo e gásSakhalin-1, disseram três das fontes citadas na reportagem..

A Exxon, maior produtora de petróleo dos Estados Unidos, já manteve diversas conversas com aestatal russa Rosneft sobre a reentrada no projeto, após receber aprovações do Escritório deControle de Ativos Estrangeiros (Ofac) sob os governos do ex-presidente Joe Biden e do presidenteDonald Trump, disse outra fonte.

Autoridades governamentais também levantaram a possibilidade de a Rússia comprar equipamentos dosEstados Unidos para seus projetos de GNL, como o Arctic LNG 2, que está sob sanções ocidentais,disseram quatro fontes.

Outra ideia considerada foi a compra, pelos Estados Unidos, de navios quebra-gelo movidos a energianuclear da Rússia, conforme a Reuters já havia noticiado em 15 de agosto.

As conversas ocorreram durante a visita do enviado norte-americano Steve Witkoff a Moscou noinício deste mês, quando ele se reuniu com o presidente russo Vladimir Putin e com seu enviado deinvestimentos Kirill Dmitriev, disseram três fontes. Também foram discutidas dentro da CasaBranca, com Trump, segundo duas fontes.

Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo