São Paulo, 28 de agosto de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em quedano início da tarde, pressionados pelas expectativas de menor demanda por combustíveis nos EstadosUnidos com o fim da temporada de viagens de verão e pela retomada do fornecimento russo paraHungria e Eslováquia através do oleoduto Druzhba.
Ontem, o petróleo havia subido após dados oficiais mostrarem que os estoques de petróleo dosEstados Unidos caíram 2,4 milhões de barris na semana encerrada em 22 de agosto, acima daexpectativa de analistas, que previam queda de 1,9 milhão de barris, sinalizando forte demanda.
No entanto, operadores de mercado veem o próximo feriado prolongado de Dia do Trabalho nos EstadosUnidos como o fim não oficial da temporada de viagens, o que deve reduzir a demanda por gasolina.
O feriado bancário deste fim de semana marca o fim da temporada de viagens, e a gasolinadificilmente foi a solução esperada em termos de demanda, disse John Evans, da corretora PVM. Asrazões de curto prazo para apoiar os preços do petróleo estão diminuindo, acrescentou, citando aretomada do Druzhba.
O fornecimento de petróleo russo para a Hungria e a Eslováquia pelo oleoduto Druzhba foi retomadoapós uma interrupção causada por um ataque ucraniano em território russo na semana passada,informaram nesta quinta-feira a petrolífera húngara MOL e o ministro da Economia da Eslováquia.
Os operadores também acompanham a reação de Nova Délhi à pressão de Washington parainterromper a compra de petróleo russo, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dobraras tarifas de importação da India para até 50% na quarta-feira.
Dando algum suporte aos preços, Rússia e Ucrânia intensificaram ataques contra infraestruturasenergéticas. Moscou lançou um massivo ataque de drones contra instalações de energia etransporte de gás em seis regiões ucranianas entre terça e quarta-feira, deixando mais de 100 milpessoas sem eletricidade, segundo autoridades ucranianas.
Por volta de 13h25 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para setembro caía 0,78%, cotado a US$ 63,65 o barril. Já o preço do contratodo Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para outubro recuava 0,62%, cotado a US$ 67,02 obarril.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA