São Paulo, 29 de agosto de 2025 – A semana teve como destaques a demissão da governadora do Fed,Lisa Cook, pelo presidente dos EUA, Donald Trump, por alegações de inconsistências hipotecárias.Cook, por sua vez, não deixou o cargo, dizendo que Trump não tem poder para isso, e ela entrou naJustiça do país para manter sua posição.
A postura de Trump contra a governadora a primeira mulher negra a ocupar o cargo, e que foi nomeadapor Joe Biden manteve os mercados mundiais em alerta, visto que esta pode ser considerada umainterferência de Trump sobre o banco central, que pode minar sua independência. Caso Cookrealmente deixe o cargo, será o segundo nome que o presidente dos EUA deve indicar, já que AdrianaKugler deixou o cargo de governadora.
Além disso, outro fato que mexe com os humores do mercado é a entrada em vigor da tarifasuplementar norte-americana de 25% sobre a India, que se soma às taxas anteriores de 25%,totalizando 50%, a mesma que incide sobre as exportações brasileiras. Segundo Trump, a tarifa sejustifica porque a India compra petróleo russo a um preço mais baixo e revende no mercadointernacional.
A segunda leitura do PIB dos EUA do segundo trimestre trouxe uma surpreendente revisão para cima de0,3% à leitura anterior de 3%, totalizando 3,3% de crescimento anual. O motivo, segundo oDepartamento de Comércio, foi a queda nas importações, que contribuem para o índice.
O PCE de julho veio dentro do esperado pelo mercado, com alta mensal de 0,2% e 2,6% em base anual.Embora ainda da meta do Fed de 2%, os índices vêm mantendo uma tendência de queda, o que, segundoos investidores, trazem mais confiança para que o banco central norte-americano possa cortar osjuros em setembro.
Para a semana que começa, nos EUA, há o feriado do Dia do Trabalho, em 1 de setembro, quando osmercados não operam. Mas os dias seguintes têm vários indicadores, como os gastos emconstrução, o ISM do setor industrial e de serviços, os relatórios de empregos Jolts e ADP dosetor privado, o Livro Bege, os pedidos de seguro-desemprego, os estoques de petróleo, o saldo dabalança comercial, a produtividade e os custos da mão de obra, o payroll de agosto e a taxa dedesemprego.
A zona do euro publica a taxa de desemprego, o índice de preços ao consumidor e ao produtor, asvendas no varejo, e a leitura revisada do PIB do segundo trimestre. A Alemanha divulga as encomendasàs fábricas. O Reino Unido publica as vendas no varejo.
Teremos também as leituras revisadas dos PMIs dos setores industrial e de serviços de agosto dosEUA, Japão, zona do euro, Alemanha, Reino Unido e China.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA