São Paulo, 1 de setembro de 2025 – O Brasil quer convocar uma cúpula extraordinária dos BRICSpara discutir os riscos à multipolaridade pelos Estados Unidos, informou o jornal Valor Econômicoe citado pela agência de notícias “Sputnik”.
Segundo o jornal, negociações sobre uma reunião dos chefes de Estado da associaçãointerestadual estão sendo conduzidas pelo Conselheiro Especial do Presidente do Brasil, CelsoAmorim. Na próxima semana, ele visitará a China e participará de eventos em homenagem ao 80aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. Durante a viagem, Amorim deve realizar reuniõesbilaterais sobre a questão da multipolaridade, acrescentou o jornal.
Os BRICS são uma associação interestadual criada em 2006 pela Rússia, China, India e Brasil,com a África do Sul aderindo em 2011. Desde o início de 2024, vários outros países aderiram aosBRICS.
Anteriormente, o assessor do Kremlin Yuri Ushakov afirmou que Bielorrússia, Bolívia,Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Uzbequistão e outros estados se tornaramoficialmente países parceiros dos BRICS em 1 de janeiro de 2025. Em 6 de janeiro deste ano, ogoverno brasileiro, que assumiu a presidência da associação em 1º de janeiro, anunciou a adesãoda Indonésia aos BRICS como membro pleno.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA