São Paulo, 1 de setembro de 2025 – A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou hojeque seu governo está diversificando a cooperação e as exportações com o Brasil, após aassinatura de acordos com ambos os países. As informações são da agência de notícias Sputnik.
Fortalecemos a cooperação bilateral e a diversificação de nossas exportações. Há alguns diasassinamos acordos de entendimento com a República do Brasil, e neste mês receberemos oprimeiro-ministro do Canadá (Mark Carney), disse a chefe de Estado mexicana, ao apresentar seuprimeiro informe de governo no pátio central do Palácio Nacional, residência oficial e sede doExecutivo.
A mandatária também informou que neste mês receberá o presidente da França, Emmanuel Macron, eque sua administração formalizou a atualização do acordo comercial com a União Europeia.
O México é respeitado em todo o mundo, enfatizou Sheinbaum.
Por outro lado, destacou que a economia mexicana apresenta sinais de fortalecimento no crescimentodo Produto Interno Bruto (PIB).
O governo do país latino-americano espera um crescimento anual estimado de 1,2%, frente àsexpectativas catastróficas divulgadas por organismos financeiros internacionais, que diziam que oPIB iria cair este ano, criticou.
De fato, o Fundo Monetário Internacional prevê uma contração de 0,3% na economia mexicana até ofim de 2025, devido ao impacto das tarifas norte-americanas e à desaceleração do crescimentoeconômico mundial.
Sheinbaum acrescentou, por fim, que o investimento estrangeiro direto atingiu nível recorde noprimeiro semestre do ano, com mais de US$ 36 bilhões.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA