Futuros disparam com ataques ucranianos à infraestrutura energética russa

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 2 de setembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo operam em altade mais de 2% com os investidores analisando a possibilidade de interrupção no fornecimento porconta de ataques militares da Ucrânia à infraestrutura energética russa.

Ataques ucranianos à infraestrutura energética de Moscou desencadearam uma queda acentuada nosvolumes de processamento de petróleo bruto nas refinarias russas, de acordo com dados da Kpler. Emagosto, instalações com capacidade superior a 1,5 milhão de barris por dia foram afetadas, comestimativas preliminares apontando para uma queda de 400.000 a 500.000 barris por dia nasoperações de refino de petróleo bruto – a quantidade de petróleo bruto processada por umarefinaria – no mês.

“Agosto viu a onda mais severa de ataques de drones ucranianos contra a infraestruturaenergética russa desde meados de 2022, com até 10 refinarias atingidas”, afirma Sumit Ritolia,analista da Kpler. “Embora os reparos estejam em andamento, os padrões anteriores sugerem impactosduradouros até outubro”.

Os analistas também estão na expectativa pela divulgação do payroll de agosto. Estes dadosserão importantes para o Fed, visto que se a tendência de queda na criação de vagas de trabalhose mantiver, aumentam as possibilidades de cortes de juros pelo banco central norte-americano.

“O petróleo bruto está atualmente apoiado por uma combinação de sanções energéticas,tensões geopolíticas e expectativas de corte de juros”, diz Razan Hilal, analista de mercado daCityIndex.

“Nosso cenário base é que a divulgação do payroll de sexta-feira esteja amplamente em linhacom o consenso, deixando as expectativas de um corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed praticamenteintactas”, afirmou Jens Naervig Pedersen, do Danske Bank Research.

Por volta de 7h40 (horário de Brasília), o preço do contrato do petróleo WTI negociado naNymex com entrega para outubro subia 2,98%, cotado a US$ 65,91 o barril. Já o preço do contrato doBrent negociado na plataforma ICE, com entrega para novembro avançava 1,83%, cotado a US$ 69,41 obarril.

Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA

Voltar ao topo