São Paulo, 2 de setembro de 2025 – O Ibovespa futuro abriu em queda em tom de cautelaacompanhando o mau humor global na volta do feriado do dia do Trabalho, nos Estados Unidos, e com oinício do julgamento do ex-presidente, Jair Bolsonaro e mais sete réus por tentativa de golpe deEstado, após as eleições para presidente em 202, no radar.
Ainda por aqui, os investidores digerem o Produto Interno Bruto (PIB) do 2º trimestre, queapesar de ter desacelerado frente ao 1T25, veio acima do esperado, e o mercado fica na expectativade dados econômicos lá fora.
Mais cedo, o PIB brasileiro avançou 0,40% no segundo trimestre de 2025, levemente acimado doesperado (+0,30%). Na comparação interanual, subiu 2,2%, praticamente em linha com as expectativas(+2,20%), de acordo com as projeções coletadas pelo Termômetro Safras. No 1T25, a economiacresceu 1,4%.
Às 09h36 (horário de Brasília), o Ibovespa futuro com vencimento em outubro caía 0,90%, aos142.325 pontos. Os futuros americanos e as bolsas europeias operavam em queda. Na Ásia, os índicesfecharam mistos.
Marianna Costa, economista-chefe da corretora Mirae Asset, em boletim matinal, informa que o tomé de cautela no mercado global.
“A terça-feira começa com boa parte dos índices acionários ao redor do mundo em territórionegativo e com os títulos de dívida dos governos pressionados. Não há um forte vetor para ospreços dos ativos financeiros, mas um ambiente de cautela a espera dos dados sobre a economia dosEUA na sexta-feira (5), que devem balizar as expectativas para os próximos passos do Banco Centraldos EUA (Fed). Por aqui, o mercado reage à divulgação do PIB referente ao segundo trimestre, masas atenções se voltam para Brasília com o início do julgamento do ex-presidente Bolsonaro noSTF. Serão cinco sessões, marcadas para hoje, e nos dias 3, 9, 10 e 12 de setembro. Segundo aimprensa, o governo brasileiro se prepara para possível nova escalada na crise política com osEUA, sobretudo durante o período do julgamento de Jair Bolsonaro. Nos EUA a agenda econômica contacom a divulgação de dois indicadores antecedentes de atividade importantes, o PMI do setorindustrial e o ISM, também referente a indústria e ambos os referentes a agosto. Sai e os gastoscom construção de julho. Destaque na Europa para o comportamento dos títulos do Tesouro daAlemanha e França que seguem pressionados refletindo a incerteza política na França e uma novaemissão de dívida alemã de 500 bilhões até 2029, para financiar o aumento dos gastos cominfraestrutura e defesa”.
Soraia Budaibes – soraia.budaibes@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA