São Paulo, 5 de setembro de 2025 – O Canadá eliminou inesperadamente empregos pelo segundomês consecutivo em agosto, prolongando um verão fraco para o mercado de trabalho, que agora mostrasinais de enfraquecimento além das áreas diretamente afetadas por tarifas e tensões comerciais.
De acordo com a Statistics Canada, os empregadores cortaram 65.500 vagas líquidas em agosto, aqueda mais acentuada desde o início de 2022, quando uma nova variante da Covid-19 forçou amploslockdowns. Isso se soma à perda de 40.800 vagas em julho, elevando a taxa de desemprego em 0,2ponto percentual, para 7,1%.
A maior parte das vagas eliminadas em agosto foi em empregos de meio período diferentemente domês anterior, quando as perdas estavam concentradas em posições de tempo integral. Grande parteda queda foi entre adultos, enquanto estudantes em retorno às aulas continuaram a enfrentardificuldades para encontrar trabalho. O mês também registrou nova queda em empregos de serviçosnão ligados ao comércio ou diretamente expostos a tarifas mais altas.
Os dados aumentam as expectativas de que o Banco do Canadá será pressionado a retomar cortes dejuros ainda este mês, após a economia ter contraído mais fortemente do que o esperado no segundotrimestre e com a inflação abaixo da meta de 2% do banco central por quatro meses seguidos. Algunseconomistas agora projetam que os cortes terão de ser mais profundos do que o previsto.
A fraqueza econômica está se ampliando e requer ação monetária. Precisamos de juros em umaposição estimulativa, disse Étienne Bordeleau Labrecque, gestor da Ninepoint Partners, que agoraespera que o mercado de títulos comece a precificar um corte de 0,5 ponto percentual na taxabásica do Banco do Canadá na reunião de 17 de setembro.
A fraqueza no mercado de trabalho canadense ecoa a deterioração do mercado americano, onde ageração de vagas também ficou abaixo do esperado e a taxa de desemprego subiu 0,1 ponto, para4,3%. Isso praticamente garante que o Federal Reserve também cortará juros em sua reunião dentrode duas semanas, levantando preocupações adicionais para o Canadá em relação à demanda dosEUA, seu maior parceiro comercial.
Calculada pela metodologia do Departamento do Trabalho dos EUA, a taxa de desemprego canadense ficou0,2 ponto mais alta, em 6%.
Desde janeiro, quando houve um salto no emprego, a taxa de desemprego do Canadá subiu 0,5 pontopercentual e agora está em seu maior nível desde maio de 2016, exceto pelos picos durante oslockdowns da pandemia em 2020 e 2021. Economistas previam que a taxa de agosto ficaria em 7% e que oemprego teria se estabilizado com um ganho modesto de 10.000 vagas.
O sentimento de empresas e famílias permanece fraco, mesmo com o arrefecimento das tensõescomerciais entre Canadá e EUA. O aumento maior que o esperado da taxa de desemprego em agostoocorreu apesar da força de trabalho ter encolhido pelo segundo mês seguido, com a taxa departicipação caindo 0,1 ponto, para 65,1%.
Os dados também mostram que a dificuldade de recolocação aumentou: apenas cerca de 15% dosdesempregados em julho conseguiram trabalho em agosto, ante pouco mais de 23% no mesmo períodoentre 2017 e 2019, antes da pandemia.
Não há muitos sinais de melhora nos próximos meses. A Federação Canadense de Pequenos Negóciosapontou em sua pesquisa mensal pouca disposição para novas contratações, com planos de contratartrabalhadores de meio período ainda em território negativo e apenas ligeiramente mais empregadoresbuscando aumentar postos de tempo integral do que reduzir. Ao mesmo tempo, o governo federal alertoupara novas demissões no setor público em meio a cortes de gastos, mesmo enquanto promove grandesprojetos de desenvolvimento.
O quadro segue mais difícil para a manufatura, setor mais afetado pelas tarifas da administraçãoTrump. O Canadá perdeu 19.200 empregos de manufatura em agosto, queda de 1,0% em relação a julho.Desde janeiro, já são cerca de 58.000 vagas a menos, ou 3,1% do total.
Também houve queda de 26.100 empregos em serviços profissionais, científicos e técnicos (recuode 1,3%) e uma retração de 3,3% em informação, cultura e recreação em julho. Os setores detransporte, armazenagem e educação também perderam postos em agosto, enquanto houve aumento emconstrução, restaurantes e hotéis.
Economistas dizem que os números indicam que o Banco do Canadá deverá se preocupar mais com oenfraquecimento da economia do que com pressões inflacionárias, especialmente porque Ottawareduziu drasticamente as importações sujeitas a tarifas retaliatórias contra os EUA.
Um relatório de emprego indiscutivelmente fraco em agosto, em nossa visão, confirma a retomadados cortes de juros pelo Banco do Canadá neste mês, disse Veronica Clark, economista do Citi, queprevê uma redução de 1 ponto percentual no total, levando a taxa básica para 1,75% até oinício de 2026. A taxa de desemprego acima de 7% indica claramente que a demanda está ficandoainda mais aquém da oferta de trabalho, mesmo com o crescimento populacional mais lento neste ano.
As informações são da agência de notícias Dow Jones.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA