São Paulo, 5 de setembro de 2025 – Os principais índices do mercado de ações dos EstadosUnidos fecharam o pregão em campo negativo, após um relatório de empregos dos EUA mais fraco doque o esperado aumentar as preocupações com a desaceleração da economia americana, mesmoenquanto se solidificavam as expectativas de um corte de juros pelo Federal Reserve.
Os três principais índices chegaram a renovar máximas históricas intradiárias mais cedo nasessão. Em seus picos, o índice amplo do mercado, o Nasdaq com forte peso em tecnologia e o DowJones chegaram a subir cerca de 0,5%, 0,8% e 0,3%, respectivamente.
A economia adicionou apenas 22 mil empregos em agosto, informou o Bureau of Labor Statistics nasexta-feira. Esse número ficou bem abaixo da expectativa dos economistas consultados pela DowJones, que projetavam 75 mil. A taxa de desemprego também subiu para 4,3%, em linha com asprojeções.
O relatório reforçou as apostas de ao menos um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica peloFed em sua reunião ainda neste mês. Segundo a ferramenta FedWatch, operadores também passaram aprecificar a possibilidade de um corte de 0,5 ponto.
Ganhos mais lentos no emprego, combinados com a alta na taxa de desemprego e a moderação nocrescimento dos salários, sustentam a visão de que o ritmo de melhora do mercado de trabalhodesacelerou de forma significativa, disse Jamie Cox, sócio-gerente da Harris Financial Group. Essesdados dão ao Fed todas as razões de que precisa para reavaliar os riscos e reduzir os juros emduas semanas.
Os investidores entraram no relatório de empregos de agosto após novas máximas recentes nomercado acionário, apostando que cortes de juros poderiam reanimar uma economia em perda defôlego, mas ainda longe de uma recessão. No entanto, os números mais recentes, incluindo arevisão dos dados de junho para mostrar a primeira perda de empregos desde a pandemia, podemcomeçar a levantar preocupações de caráter recessivo.
JPMorgan e Wells Fargo lideraram o movimento negativo, diante dos temores de que uma economia maisfraca prejudique o crescimento dos empréstimos. As industriais Boeing e GE Aerospace também forampressionadas, já que uma economia em dificuldades pode enfraquecer a demanda por novos pedidos.
Por outro lado, a Broadcom se destacou, com suas ações disparando 9,4% após os resultadostrimestrais superarem as expectativas de Wall Street. Já a Nvidia caiu 2,7%, em meio a sinais deque o forte desempenho da Broadcom pode indicar aumento da concorrência para a favorita dainteligência artificial. A Palantir, outra queridinha do setor de IA que vinha enfrentandopressões recentemente, recuou cerca de 2%.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após ofechamento:
Dow Jones: -0,48%, 45.400,86 pontos
Nasdaq 100: -0,03%, 21.700,38 pontos
S&P 500: -0,32%, 6.481,50 pontos
Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:
Dow Jones: -0,32%
Nasdaq 100: +1,14%
S&P 500: +0,33%
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)
Copyright 2024 – Grupo CMA