Ramaphosa defende bloco mais forte e reformas no comércio global em cúpula virtual

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 8 de setembro de 2025 – O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, destacounesta segunda-feira, durante o cume virtual extraordinário dos BRICS, a importância de eliminarbarreiras não tarifárias para fortalecer o bloco como um parceiro comercial estável e mutuamentebenéfico.

“O compromisso de todos nós com a superação sustentável de diversas barreiras nãoarancelárias permitiu que os BRICS se transformassem em um sócio comercial estável, predecível emutuamente benéfico em meio às atuais perturbações globais”, afirmou Ramaphosa.

O presidente sul-africano ressaltou que a África do Sul apoia a iniciativa de reforma daOrganização Mundial do Comércio (OMC) e que os países do BRICS devem promover mudanças nonível da instituição. Segundo ele, o comércio global enfrenta mudanças significativas quetrazem tanto desafios quanto oportunidades para remodelar a economia mundial, e que a incertezacomercial afeta diretamente o crescimento econômico da África do Sul.

Ramaphosa também enfatizou que o bloco precisa pensar em seu papel na promoção do crescimentoeconômico global, no combate à pobreza e na defesa do multilateralismo. “A transição estáacontecendo de um mundo unipolar para um mundo multipolar, e os países do BRICS estão na vanguardada defesa de reformas das instituições multilaterais”, disse.

Segundo ele, o compromisso do bloco com a redução sustentável das barreiras não tarifáriaspermitirá consolidar o BRICS como um parceiro confiável e vantajoso para todos os membros.

Larissa Bernardes- larissa.bernardes@cma.com.br (Safras news)

Copyright 2025 – Grupo CMA

MAIS LIDAS

Voltar ao topo