São Paulo, 9 de setembro de 2025 – Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam opregão em alta, depois de o Exército israelense afirmar que realizou um ataque contra a liderançado Hamas em Doha, capital do Catar uma expansão de sua campanha militar de anos no Oriente Médio.
Pouco após o ataque, as duas referências chegaram a subir quase 2%, mas devolveram a maior partedos ganhos depois de os Estados Unidos assegurarem a Doha que algo semelhante não voltaria aocorrer em seu território.
Tanto os Estados Unidos quanto o Catar deixaram claro que não buscam uma escalada, e a reaçãocontida dos demais membros do Conselho de Cooperação do Golfo reforça a visão de que o risco deum agravamento regional mais amplo permanece limitado, disse Jorge Leon, chefe de análisegeopolítica da Rystad Energy. Por ora, os prêmios de risco geopolítico estão diminuindo, nãoaumentando.
Além da sinalização da Casa Branca ao Catar, os preços também perderam força porque o ataquenão causou disrupções imediatas na oferta, afirmou o analista Giovanni Staunovo, do UBS.
Antes mesmo do ataque, o petróleo já vinha em alta, apoiado pelo último aumento de produção daOpep+, menor que o esperado, pelas expectativas de que a China seguirá estocando petróleo e pelostemores de novas sanções contra a Rússia.
Contendo os ganhos, a Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA) afirmou que esperaque os preços globais do petróleo enfrentem forte pressão nos próximos meses devido ao aumentodos estoques.
Também segue no radar a expectativa de que o Federal Reserve, que se reúne na próxima semana,corte as taxas de juros nos Estados Unidos. Taxas menores reduzem os custos de empréstimos paraconsumidores e podem impulsionar o crescimento econômico e a demanda por petróleo.
Os dados de emprego dos Estados Unidos referentes aos 12 meses até março foram revisados hoje parabaixo de forma mais acentuada que o esperado, o que levou operadores a reforçarem as apostas de queo Fed reduzirá os juros de curto prazo já na próxima semana e continuará com mais cortes aolongo do ano para sustentar o mercado de trabalho.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para setembro subiu 0,37%,cotado a US$ 62,63 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, comentrega para outubro, avançou 0,60%, cotado a US$ 66,39 o barril.
Darlan de Azevedo – darlan.azevedo@cma.com.br (Safras News)Copyright 2024 – Grupo CMA