Brasil passa a integrar a rede global de parlamentares junto ao FMI e ao Banco Mundial

Uma image de notas de 20 reais

Imagem gerada por IA
Compartilhe: Ícone Facebook Ícone X Ícone Linkedin Ícone Whatsapp Ícone Telegram

São Paulo, 9 de setembro de 2025 – Em cerimônia na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (9),foi instalado o Capítulo Brasil da Rede Parlamentar do Banco Mundial e do Fundo MonetárioInternacional (FMI). Trata-se de uma plataforma global que conecta os parlamentares a dados,especialistas e fóruns internacionais, com influência nas políticas e nos investimentos das duasinstituições financeiras multilaterais. As informações são da Agência Câmara.

A coordenação no Brasil ficará a cargo do deputado Zé Neto (PT-BA), com foco em cooperaçãointerparlamentar e diálogo. Ele destacou a relevância da iniciativa:Eles estão com muitosinvestimentos no agro, na indústria e na energia limpa: 40% de tudo que investem no Brasil vai parainfraestrutura. Os parlamentares vão trazer demandas, teremos mais estudos de viabilidade e faremosa intermediação. O mais importante é que estamos tratando do assunto de forma suprapartidária.

Zé Neto é integrante das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Finanças e Tributação daCâmara, além de participar de frentes parlamentares ligadas a setores que recebem financiamentosdo Banco Mundial e do FMI. Ele pretende manter interlocução permanente com os Ministérios daFazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O deputado Luiz Gastão (PSD-CE), da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, tambémparticipou da cerimônia. Para ele, o evento abre caminho para novos investimentos:

A importância desse evento é estreitar a relação do Parlamento com o FMI e com os bancosinternacionais na busca de soluções que vão além das ideologias e das questões partidárias, emfavor do desenvolvimento comercial, econômico e humano de todos os brasileiros.

A cerimônia contou com a presença da diretora regional do Banco Mundial, Cecile Fruman, e dodiretor da Corporação Financeira Internacional (IFC), Manuel Reyes-Retana.

O Banco Mundial e o FMI foram criados em 1944 para financiar a reconstrução de países após aSegunda Guerra Mundial e garantir a estabilidade do sistema monetário internacional. Com o tempo,passaram a apoiar o desenvolvimento de países mais pobres.

MAIS LIDAS

Voltar ao topo